sábado, 1 de novembro de 2014

Icones dos nosso tempos-Renault 12

Um dos modelos de automóveis da que recordo da minha infância como sendo um carro estranho é sem sombra de dúvida o Renault 12, alguém se lembra?
Era pura e simplesmente diferente de todos os carros que circulavam na altura, as linhas da traseira, o design com as linhas bem vincadas a sua estética era sem sombra de dúvidas um pau de dois bicos, ou se gostava ou não.
Apresentado em 69 e produzido até aos anos 80, teve como premissa ser um bom carro de confiança com um bom espaço interior e confortável e foi plenamente atingido este objetivo.




Em termos estilísticos o design do Renault 12 remonta à gênese do Renault 16. De fato, alguns protótipos do R16 são mais assemelhados ao R12 que ao projeto final do R16, No entanto , o R12 foi tecnicamente bastante diferente tanto do R16 ou o menor Renault 4. Como todos os novos Renaults da altura o R12 tinha tração frontal, no entanto o R12 teve um layout muito diferente dos modelos FWD existentes da Renault. O motor foi colocado longitudinalmente à frente das rodas dianteiras, ao contrário dos R4 e R16. O mais caro, o TL, contou com dois assentos dianteiros reclináveis ​​separados em vez de um banco dianteiro, apoios de braço nas portas, luzes na mala e porta-luvas, um vidro traseiro aquecido, e luzes de aviso extra.
Teve até uma versão Gordini, e se E Gordini é sinal que era rápido. O alto desempenho do modelo Renault 12 Gordini foi conseguido através da adoção de um bloco todo em alumínio de 1565cc do R16 TS, equipado com dois carburadores Weber duplos produzindo 123 cv, uma cambota reforçada, uma caixa de cinco velocidades, travões de disco ventilado nas rodas dianteiras, bem como uma suspensão afinada. O Gordini era capaz de atingir 185 km\h e foi vendido com esquemas de pintura que inclui uma cor pastel sólida (havia vários para escolher) com listras brancas duplas adicionados em que a mais famosa combinação era o azul francês com listas brancas.
Em suma é um carro que ou se gosta ou se detesta, mas do qual é inquestionável o estilo vintage. Um bom modelo para um projeto diferente com um estilo nostálgico, e que um qualquer entusiasta de bom gosto, com poucas alterações lhe consegue transmitir uma pinta muito vintage cool.

 











Sem comentários:

Enviar um comentário