Um dos modelos de automóveis da que recordo da minha infância
como sendo um carro estranho é sem sombra de dúvida o Renault 12, alguém se
lembra?
Era pura e simplesmente diferente de todos os carros que
circulavam na altura, as linhas da traseira, o design com as linhas bem
vincadas a sua estética era sem sombra de dúvidas um pau de dois bicos, ou se
gostava ou não.
Apresentado em 69 e produzido até aos anos 80, teve como premissa
ser um bom carro de confiança com um bom espaço interior e confortável e foi plenamente
atingido este objetivo.
Teve até uma versão Gordini,
e se E Gordini é sinal que era rápido.
O alto desempenho do modelo Renault 12 Gordini
foi conseguido através da adoção de um bloco todo em alumínio de 1565cc do R16
TS, equipado com dois carburadores Weber duplos produzindo 123 cv, uma cambota reforçada,
uma caixa de cinco velocidades, travões de disco ventilado nas rodas
dianteiras, bem como uma suspensão afinada. O Gordini era capaz de atingir 185 km\h e foi vendido com esquemas de
pintura que inclui uma cor pastel sólida (havia vários para escolher) com
listras brancas duplas adicionados em que a mais famosa combinação era o azul
francês com listas brancas.
Em suma é um carro que ou se gosta ou se detesta, mas do
qual é inquestionável o estilo vintage.
Um bom modelo para um projeto diferente com um estilo nostálgico, e que um
qualquer entusiasta de bom gosto, com poucas alterações lhe consegue transmitir
uma pinta muito vintage cool.
Sem comentários:
Enviar um comentário