Está frio, muito frio. É o que devem dizer os habitantes do
país de onde nos chega a lenda dos padocks de hoje. Já vos falei de um modelo
do catálogo desta marca, mas hoje é especial, hoje vamos falar sobre o volvo
850 station e saloon que correram o BTCC, mais uma loucura volvo.
O ovlov de que vos falo hoje tem uma história muito interessante
na sua origem, esta história começa quando o Vice-Presidente da volvo, Martin
Rybeck, falou com a Steffansson Automotive (SAM) para projetar um protótipo
para corrida, com base no 850. Quando a SAM foi buscar a carroçaria para o projeto
apenas as 850 station estavam disponíveis para entrega, como o projeto não
poderia ter qualquer atraso, a Volvo e SAM decidiram usar a carroçaria station.
O potencial de marketing era enorme, mas se fosse um fracasso seria embaraçoso
para a Volvo, visto em terras de sua majestade o que mais havia na altura eram
850, formato autocarro.
Como este protótipo teve um desempenho muito bom em testes,
a Volvo decidiu levar o projeto para o próximo nível a TWR, Tom Walkinshaw
Racing, foi convidada a ter um olhar mais atento sobre a versão station como
carro de corrida. Os peritos do desporto motorizado de TWR confirmaram que
quando o peso fosse levado para o mínimo legal, não haveria uma diferença muito
significativa entre o saloon e a station no circuito.
O 850 station foi equipado com um 20 válvulas de 2,0 litros
de 5 cilindros em linha sem turbo, entregando 280bhp @ 8.500rpm. O carro era um
tração frontal (FWD) e tinha caixa de 6 velocidades sequencial. Os travões
foram todos discos ventilados, fornecidos pela Brembo (que também forneceu as
pinças de travão). As rodas são da OZ (18 polegadas) e os pneus foram fornecidos
pela Dunlop.
Em 1995, as regras relativas a conceção dos carros de BTCC
foram alteradas. Desde a temporada de 1995, foram autorizados o uso de asas
frontais e traseiras, mas essas asas não foram autorizados a passar o para-choques
traseiro ou ser maior do que o tejadilho. Estes novos regulamentos só
permitiram ha Volvo usar um 850 saloon em vez do 850 station. A temporada de
BTCC 1995 foi muito melhor que 1994 para a Volvo, Rydell sacou várias pole
positions e venceu quatro corridas! Foi uma temporada muito boa.

Hélder Teixeira, no Vicio dos Carros



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