quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Lendas do padock-Volvo 850 TWR

Está frio, muito frio. É o que devem dizer os habitantes do país de onde nos chega a lenda dos padocks de hoje. Já vos falei de um modelo do catálogo desta marca, mas hoje é especial, hoje vamos falar sobre o volvo 850 station e saloon que correram o BTCC, mais uma loucura volvo.
O ovlov de que vos falo hoje tem uma história muito interessante na sua origem, esta história começa quando o Vice-Presidente da volvo, Martin Rybeck, falou com a Steffansson Automotive (SAM) para projetar um protótipo para corrida, com base no 850. Quando a SAM foi buscar a carroçaria para o projeto apenas as 850 station estavam disponíveis para entrega, como o projeto não poderia ter qualquer atraso, a Volvo e SAM decidiram usar a carroçaria station. O potencial de marketing era enorme, mas se fosse um fracasso seria embaraçoso para a Volvo, visto em terras de sua majestade o que mais havia na altura eram 850, formato autocarro.
Como este protótipo teve um desempenho muito bom em testes, a Volvo decidiu levar o projeto para o próximo nível a TWR, Tom Walkinshaw Racing, foi convidada a ter um olhar mais atento sobre a versão station como carro de corrida. Os peritos do desporto motorizado de TWR confirmaram que quando o peso fosse levado para o mínimo legal, não haveria uma diferença muito significativa entre o saloon e a station no circuito.
O 850 station foi equipado com um 20 válvulas de 2,0 litros de 5 cilindros em linha sem turbo, entregando 280bhp @ 8.500rpm. O carro era um tração frontal (FWD) e tinha caixa de 6 velocidades sequencial. Os travões foram todos discos ventilados, fornecidos pela Brembo (que também forneceu as pinças de travão). As rodas são da OZ (18 polegadas) e os pneus foram fornecidos pela Dunlop.

A temporada 1994 não foi má de todo. A Volvo terminou em sexto lugar no Campeonato de Construtores no BTCC essa temporada. O carro fazia muito bem curvas de alta velocidade, mas em curvas lentas havia uma falta de aderência e tração, causada pelo equilíbrio de peso estranho do carro.
Em 1995, as regras relativas a conceção dos carros de BTCC foram alteradas. Desde a temporada de 1995, foram autorizados o uso de asas frontais e traseiras, mas essas asas não foram autorizados a passar o para-choques traseiro ou ser maior do que o tejadilho. Estes novos regulamentos só permitiram ha Volvo usar um 850 saloon em vez do 850 station. A temporada de BTCC 1995 foi muito melhor que 1994 para a Volvo, Rydell sacou várias pole positions e venceu quatro corridas! Foi uma temporada muito boa.



















Em 1996, o nome da equipe foi alterada de Volvo 850 Racing para TWR / Volvo 850 Racing. Além do novo nome da equipa havia algumas outras pequenas mudanças: Michelin foi o novo fornecedor de pneus e as jantes OZ foram substituídas por BBS (o tamanho passou de 18 polegadas a 19 polegadas). Os travões dianteiros (discos e pinças) foram alteradas da Brembo para a AP e O sistema de direção foi mudado para uma nova versão feita pela TWR. Nessse ano Rickard Rydell sacou 5 pole positions e venceu quatro corridas, o que lhe valeu um terceiro lugar na classificação final (194 pontos). A TWR / Volvo 850 Corrida conseguiu também terminar em terceiro lugar no Mundial de Construtores.
Este e sem duvida um grande marco para a volvo, e para o desporto automóvel em geral, penso que seja a única marca que correu no BTCC com uma station, imaginem um carro desenhado para a esposa ir as compras e para levar os miúdos a escola transformado num carro de corrida… mas a verdade é que a volvo o fez, é fez muitíssimo bem, recordo com saudosismo o tempo em que estas maquinas corriam, quase sempre sem o para choques traseiro, nos circuitos do BTCC. É que seja station ou saloon ninguém espera ver um volvo a correr no BTCC, ou em qualquer outro lado, no entanto a volvo já fez isto por duas vezes, com a serie 200 e com o 850, e tanto um como outro marcaram sem dúvida os campeonatos correram.



Hélder Teixeira, no Vicio dos Carros











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