Exteriormente, poucos são os detalhes que distinguem este carro da sua versão de série, mas quando vemos o que se passa debaixo do capôt, instala-se o choque.
Perante nós, por assim dizer, temos um Mercedes-Benz 190E 2.5 Cosworth... a carburadores.
Mas antes de espreitarmos lá para dentro, uma breve introdução para percebermos o que levou o tipo que construiu este carro a abdicar de um sistema de injecção directa em prol de um par de Webers duplos.
O que sucede é que este não foi propriamente o seu primeiro 190 "Cossie", e depois de ter experimentado o 2.3, 2.5 "normal" e até um com um turbo, decidiu criar este 190 2.5 à sua medida e isso passou por converter o carro para carburadores, porque se revelaram mais fáceis de afinar.
Inicialmente foram usados carburadores de mota, mas ainda assim o projecto só cumpriu o desejo do criador quando os Weber foram aplicados.
Aqui estão eles já agora:
Mas no fundo, o facto de ele ser a carburadores nem é assim tão impressionante tendo em conta a qualidade do trabalho aqui envolvido, desde a limpeza da baía do motor ao interior e exterior imaculados, completos com uma baquet desportiva para o condutor e jantes bipartidas.
Tudo neste carro foi pensado ao pormenor, a função e a forma casam perfeitamente para criar uma máquina implacável, de tracção traseira e caixa manual, capaz de emitir ráteres.
Gonçalo Sampaio, no Vício dos Carros
Sem comentários:
Enviar um comentário