Para começar a semana vamos falar sobre um carro que na
minha opinião marca a sua época pelo estilo moderno. Um carro que deu há Peugeot
um relançamento no mercado dos familiares. Falo-vos de um francês com ascendência
italiana, o Peugeot 404.
O Peugeot 404 e um modelo da Peugeot dos anos 60, que na
minha opinião veio mostrar ao mundo numa altura em que o diesel era para camiões,
e nem todos, o que um motor diesel podia fazer, mas irei falar sobre isso mais
tarde, primeiro o mérito para parte que certamente mais enche as medidas aos
que tal como eu apreciam um bom design, digamos que para mim neste modelo
acertaram em cheio, nas doses de sexyness da sua imagem.
Desenhado por um senhor italiano de seu nome Pininfarina,
este modelo francês, transpira sexyness, até na sua forma mais rude, o formato pick-up,
no entanto tem as versões coupé e cabrio são a expressão máxima das bonitas
linhas deste modelo.
Em Dezembro de 1965 depois de testar o coupé a motor
magazine tem como título do artigo sobre o 404 o seguinte, "A First Class
Job", e o resto do artigo prossegue o elogio ao modelo em questão,
destacando o notável desempenho e beleza do carro.
E realmente quer nas versões familiares quer nas coupe as mecânicas
gasolina tinham um bom desempenho, mas este modelo tem na mecânica diesel a sua mais-valia, não são raros
os que ainda vemos a sobreviver depois de uma vida de trabalho.
Graças a estes recordes e não só o 404 desfrutou de uma
reputação de elevada durabilidade e fiabilidade, lembro que este modelo foi
bastante popular como táxi na sua altura, em pequeno tive vários mas de
brincar. A produção do Peugeot 404 foi de 1.847.568 terminados em 1975 e um
total de 2.885.374 unidades foram produzidas em todo o mundo no final de
produção.
Deixo-vos com algumas fotos de mais este popular gaulês, e também
alguns projetos artísticos que me pareceram interessantes, fica a sugestão.
Helder Teixeira, no vicio dos carros.




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