segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Ícones dos nosso tempos-Peugeot 404

Para começar a semana vamos falar sobre um carro que na minha opinião marca a sua época pelo estilo moderno. Um carro que deu há Peugeot um relançamento no mercado dos familiares. Falo-vos de um francês com ascendência italiana, o Peugeot 404.
O Peugeot 404 e um modelo da Peugeot dos anos 60, que na minha opinião veio mostrar ao mundo numa altura em que o diesel era para camiões, e nem todos, o que um motor diesel podia fazer, mas irei falar sobre isso mais tarde, primeiro o mérito para parte que certamente mais enche as medidas aos que tal como eu apreciam um bom design, digamos que para mim neste modelo acertaram em cheio, nas doses de sexyness da sua imagem.
Desenhado por um senhor italiano de seu nome Pininfarina, este modelo francês, transpira sexyness, até na sua forma mais rude, o formato pick-up, no entanto tem as versões coupé e cabrio são a expressão máxima das bonitas linhas deste modelo.
Em Dezembro de 1965 depois de testar o coupé a motor magazine tem como título do artigo sobre o 404 o seguinte, "A First Class Job", e o resto do artigo prossegue o elogio ao modelo em questão, destacando o notável desempenho e beleza do carro.
E realmente quer nas versões familiares quer nas coupe as mecânicas gasolina tinham um bom desempenho, mas este modelo tem na mecânica diesel a sua mais-valia, não são raros os que ainda vemos a sobreviver depois de uma vida de trabalho.











A par da Mercedes, a Peugeot com este modelo foi pioneira no desenvolvimento de tecnologias diesel. No entanto os gauleses levaram esta rivalidade um degrau acima, Os franceses simplesmente queriam bater recordes mundiais para motores a diesel, por isso, construíram um 404 protótipo e levaram-no a passear para o autódromo de Montlhery. Em junho, alimentado por um motor de 2163 cc, o carro completou um 5,000 km de execução em uma média de 159 km\h. No mês seguinte, eles voltaram com um motor de 1948 cc para um passeio de 11,000 km a 160 km\h. No geral, a Peugeot conseguiu bater 40 novos recordes e provar que sua tecnologia diesel poderia superar a Mercedes -Benz.
Graças a estes recordes e não só o 404 desfrutou de uma reputação de elevada durabilidade e fiabilidade, lembro que este modelo foi bastante popular como táxi na sua altura, em pequeno tive vários mas de brincar. A produção do Peugeot 404 foi de 1.847.568 terminados em 1975 e um total de 2.885.374 unidades foram produzidas em todo o mundo no final de produção.
Deixo-vos com algumas fotos de mais este popular gaulês, e também alguns projetos artísticos que me pareceram interessantes, fica a sugestão.


Helder Teixeira, no vicio dos carros.






















Sem comentários:

Enviar um comentário