Como já devem ter reparado tenho um
particular gosto por carros italianos da velha escola, não me perguntem porque,
mas os carros italianos dessa época fazem-me despertar os instintos mais
carnais de desejo, acho-os verdadeiramente obras em que os deuses do design estavam ao comando da caneta
quando eles foram feitos.
Neste caso foi pela mão de uma casa de
renome chamada bertone, que pela mão
de Marcello Gandini, eles se fizeram expressar no protótipo Autobianchi roundabout, um projeto com
claras inspiração no mundo náutico, se lhe tirarem as
rodas faz lembrar claramente uma lancha rápida.
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Como desportivo este Fiat tinha um comportamento
muito bom, proporcionado pela colocação do motor em posição central diretamente
na frente no eixo traseiro. Mas não é só por isto que este carro tem boas prestações,
por exemplo a colocação de centro de massa deste carro muito próxima do centro
de gravidade, através da colocação do depósito e roda suplente no habitáculo
são características de design que lhe
permitem ter um desempenho acima da média.
Na parte da alma este Targa tem um coração
do grupo Fiat, nomeadamente o sohc do fiat 128, na sua primeira versão com uns
modestos 1300 de cilindrada. Foram substituídos depois pelo mais potente 1500
derivado do propulsor do Fiat ritmo, no entanto revelam-se mais do que capazes
de gerar um bom desempenho, bem como causar algumas emoções fortes, basta para
isso leva-lo a passear numa qualquer estrada secundária.
Estas suas características levaram que
fosse também usado na competição por três grandes casas de preparadores de competição.
Primeiro foi o Filipinetti X1 / 9 da Scuderia
Filipinetti, foi apresentado pela primeira vez no Salão Automóvel de Genebra,
em 1973 como o primeiro Fiat X1/9 carro de corrida. Foi construído em cooperação
com a Fiat pelo técnico e piloto Mike
Parkes , que mais tarde desenvolveu e construiu o Lancia Stratos, isto dirá alguma coisa sobre o quanto avançado era
este pequeno Targa, pensem só que este modelito influenciou o desenho do mítico
Stratos.

O X1/9 Abarth utilizava um motor com
1840cc com uma cabeça de 16v que era alimentado por carburadores gémeos de 44
milímetros Weber IDF . Externamente os carros tinham alargamentos pronunciados ,
um pequeno spoiler tipo duck tail na
traseira e uma entrada de ar tipo f1 dos anos 70 projetada para alimentar os
carburadores com o ar frioque passa por
cima do tejadilho, e sem duvida o seu aspeto diferenciador dos restantes
modelos.
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Em 1975, o X1/9 foi escolhido
pela Dallara para entrar no Campeonato Mundial de Marcas (no Grupo 5 da classe
de Produção Especial). O Dallara Icsunonove (a pronúncia italiana de X1/9)
contou com um X1/9 com motor modificado cabeça de 16v personalizado e alterações
na suspensão e monocoque, a mais óbvia das quais são os paineis alargados maciçamente
e o excesso de tamanho da asa traseira, na minha opinião tiravam a asa traseira
e o carro esta perfeito, mas é só a minha opinião.
Espero que partilhem da minha opinião
e que quando procurarem um targa, não se esqueçam desta joia do design, perdida
no catálogo da Fiat

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