sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Icones dos nosso tempos-BMW e30 M3

Continuando a temática dos ícones hoje vamos falar sobre uma marca da velha europa sediada em terras alimas, mais concretamente na Baviera, como já todos descobriram vamos falar de BMW.
Mas não de BMW de Munique, vamos falar sobre um modelo em particular do seu departamento de máquinas de pura loucura, o departamento m sport, em particular do M3 e30, uma grande máquina de loucura.
Este departamento de loucura automotiva pertença da BMW e quase de certeza o departamento desportivo de uma grande marca, mais reconhecido em todo planeta, todos sabem que quando se sentam ao volante de um BMW M vão ter uma experiencia memorável.
Num modelo M sport, praticamente todas os componentes do modelo em questão são modificados com um único intuito, melhorar a performance, e não tenham duvidas que melhora e muito.
Dos muitos modelos existentes no catalogo m sport de que irei certamente noutra altura abordar, o e30 m3 e um dos que mais me fascina, sim todos dirão que o e36 e a melhor maquina etc e tal, mas para mim o e30 tem qualquer coisa de muito diferente, é bruto mas sem o ser, é agressivo mas sem magoar, não sei tem uma mística muito própria que emana das suas linhas e que o tornam num modelo impar.
 Na parte do coração digamos que não e nada asmático. Na verdade, na minha opinião e na de muitos, é o melhor motor de 4 cilindros em linha jamais construído pela BMW para uso em estrada. É um lobo vestido de carneiro, um tubarão pronto a atacar e a trucidar qualquer vítima que se atreva a fazer-lhe frente.
O motor de carro de estrada produzia 195cv com catalítico e 215 cv, sem o catalisador na sua primeira encarnação. O modelo de "Evolution" (também chamado de "EVO2") produzia até 220 póneis, Outros modificações no Evolução são jantes maiores (16 x 7,5 polegadas), vidro traseiro e vidros laterais mais finos, tampa da mala mais leve, um spoiler dianteiro mais profundo e spoiler traseiro adicional. Mais tarde, o "Sport Evolution" produzido apenas por 600 vezes aumentou a cubicagem do motor para 2,5, produzindo assim 238 meninos. Os Modelos Sport Evolution ampliaram as aberturas do para-choque dianteiro e introduziram um ajuste multi-posição no difusor dianteiro e asa traseira ajustável. Para melhorar a refrigeração dos travões foram instalados no lugar dos faróis de nevoeiro dianteiros condutas de arrefecimento.  
Par alem de brilhante carro de estrada na competição o e30 M3 ainda hoje fascina a cada passagem os que tem o prazer de ouvir aquele 4 cilindros a puxar, deixo um vídeo no final de uma épica batalha entre um m3 e um commodore v8 no campeonato australiano, que mostra as capacidades do M3
Este modelo, e sem sombra de duvida o pecado original no que toca aos familiares desportivos dos nosso dias, foi na minha opinião a génese dos coupés de hoje.


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