segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Icones dos nosso tempos-SAAB 900

Continuando no norte da Europa hoje vou falar de outra marca da suécia. Começou por fabricar aviões, e essa influencia reflete-se sobejamente nos seus carros. Representa estilo, luxo, conforto aliados a desportividade dos seus modelos. Foi das primeiras marcas a disponibilizar modelos turbo para os comuns mortais, estou a falar da obviamente da SAAB.
A SAAB, reputada marca sueca reconhecida pela sua engenharia, tem no seu historial vários modelos de que certamente falaremos noutros posts, modelos como o Sonett ou o 99 mereceram um post só para eles, este é o meu tributo a um modelo da SAAB que me fez babar sempre que o via em miúdo, o 900, nomeadamente as versões aero e cabrio.
Sim eu sei que muitos irão puxar dos galões e dizer que o carro é estranho, sim é verdade, mas é exatamente por isso que adoro este carro. É pura e simplesmente diferente, e tem muita pinta exatamente como sai das linhas de produção. Durante os meus tempos de rapaz, perto da casa dos meus pais morava 900 com os kits aero, e o carro fazia-me salivar rios de saliva, desculpem a redundância, mas é a mais pura verdade.
Com os anos foi conhecendo mais sobre esta marca e na verdade o nível de acabamentos que esta marca disponibilizava nos anos 80, pode facilmente envergonhar qualquer carro do mesmo segmento nos dias que correm. Se tirarmos as engenhocas eletrónicas, não estarei a dizer nenhuma mentira se disser que o SAAB 900 ainda hoje tem níveis de acabamento iguais ou melhores. Eram fantásticos de se ver e de se viajar, desde a suspensão, ao conforto do habitáculo, ate há sensação de potência dos motores turbo, fizeram deste carro mais um tesouro esquecido de uma era fantástica, no que toca aos carros.   
A Saab introduziu o turbocompressor em 1978, no modelo 99 Turbo, com motor tipo B. este motor foi redesenhado dando origem ao motor H utilizado ate 93/94. O motor H é muito durável devido a um sistema de gestão do motor bastante padronizado, o motor H pode ser facilmente ajustado para 197 cv e com modificações adicionais pode chega ate aos 250 cv ou perto. O que define o 900 Turbo, dos seus concorrentes equipados com turbo, foi o desenvolvimento e uso do Controle de bost Automático ( APC ) este sistema permitiu que o motor funciona-se no limite. O APC tinha um sensor de detonação ligado ao bloco do motor, e se qualquer tipo de detonação excessiva acontecesse, o sistema de APC -diminuía a pressão de carga do turbo através da abertura de uma válvula de descarga, para o escape o que tornou o uso do turbocompressor mais seguro para o motor, aumentando a durabilidade de todo o conjunto.














Em 1984, a Saab apresentou um modelo de alta performance conhecido na Europa como o Aero. O Aero foi o primeiro Saab a ser entregue com motor turbo de 160 cv e 16 válvulas. No primeiro ano de produção, o Aero foi entregue em preto e em prata.

No que toca ao cabriolet o que dizer, é um cabrio do melhor, então com os kits aero fica de revista. E um carro com uma beleza diferente, com uma personalidade muito própria de quem fazia as coisas de forma diferente, nesta altura a SAAB ainda fazia coisas magníficas com os carros, reparem por exemplo no posicionamento do motor e da caixa de velocidades deste carro, alguém levou muitas horas a pensar nisto, e isso nota-se no desempenho e na durabilidade destes carros…
























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