Continuando no norte da Europa hoje vou falar de outra marca
da suécia. Começou por fabricar aviões, e essa influencia reflete-se sobejamente
nos seus carros. Representa estilo, luxo, conforto aliados a desportividade dos
seus modelos. Foi das primeiras marcas a disponibilizar modelos turbo para os
comuns mortais, estou a falar da obviamente da SAAB.
A SAAB, reputada marca sueca reconhecida pela sua
engenharia, tem no seu historial vários modelos de que certamente falaremos
noutros posts, modelos como o Sonett ou o 99 mereceram um post só para eles,
este é o meu tributo a um modelo da SAAB que me fez babar sempre que o via em miúdo,
o 900, nomeadamente as versões aero e cabrio.
Sim eu sei que muitos irão puxar dos galões e dizer que o
carro é estranho, sim é verdade, mas é exatamente por isso que adoro este
carro. É pura e simplesmente diferente, e tem muita pinta exatamente como sai
das linhas de produção. Durante os meus tempos de rapaz, perto da casa dos meus
pais morava 900 com os kits aero, e o carro fazia-me salivar rios de saliva,
desculpem a redundância, mas é a mais pura verdade.
Com os anos foi conhecendo mais sobre esta marca e na
verdade o nível de acabamentos que esta marca disponibilizava nos anos 80, pode
facilmente envergonhar qualquer carro do mesmo segmento nos dias que correm. Se
tirarmos as engenhocas eletrónicas, não estarei a dizer nenhuma mentira se
disser que o SAAB 900 ainda hoje tem níveis de acabamento iguais ou melhores. Eram
fantásticos de se ver e de se viajar, desde a suspensão, ao conforto do habitáculo,
ate há sensação de potência dos motores turbo, fizeram deste carro mais um
tesouro esquecido de uma era fantástica, no que toca aos carros.
A Saab introduziu o turbocompressor em 1978, no modelo 99
Turbo, com motor tipo B. este motor foi redesenhado dando origem ao motor H
utilizado ate 93/94. O motor H é muito durável devido a um sistema de gestão do
motor bastante padronizado, o motor H pode ser facilmente ajustado para 197 cv
e com modificações adicionais pode chega ate aos 250 cv ou perto. O que define
o 900 Turbo, dos seus concorrentes equipados com turbo, foi o desenvolvimento e
uso do Controle de bost Automático ( APC ) este sistema permitiu que o motor
funciona-se no limite. O APC tinha um sensor de detonação ligado ao bloco do
motor, e se qualquer tipo de detonação excessiva acontecesse, o sistema de APC
-diminuía a pressão de carga do turbo através da abertura de uma válvula de
descarga, para o escape o que tornou o uso do turbocompressor mais seguro para
o motor, aumentando a durabilidade de todo o conjunto.
No que toca ao cabriolet
o que dizer, é um cabrio do melhor, então com os kits aero fica de revista. E um
carro com uma beleza diferente, com uma personalidade muito própria de quem fazia
as coisas de forma diferente, nesta altura a SAAB ainda fazia coisas magníficas
com os carros, reparem por exemplo no posicionamento do motor e da caixa de velocidades
deste carro, alguém levou muitas horas a pensar nisto, e isso nota-se no
desempenho e na durabilidade destes carros…
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