sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Excentricidades - Custom Vans

Os anos 70. Calças bocas de sino, permanentes, bigodes fantásticos, suíças, ou patilhas, como preferirem, cerca de 30 séries policiais na TV ao mesmo tempo, colarinhos de camisas dobrados por cima dos casacos e drogas, todo o tipo de drogas.

E apesar de o nosso vício por aqui serem os carros, foi o consumo recreacional de drogas associado a um estilo de vida meio hippie que deu origem ao movimento de que vamos falar hoje nas Excentricidades.

Por norma, optamos por falar de um modelo de carro específico, mas esta semana vamos abordar um tipo de veículos: furgões modificados ao estilo dos anos 70.

Seguindo as origens desta tendência, vamos inevitavelmente pensar nas VW pão-de-forma da década anterior com pinturas feitas à mão, pranchas de surf no tejadilho e símbolos da paz por todo o lado, mas desde cedo os norte-americanos começaram a fazer furgões originais, Ford, Chevy, Dodge, todas criaram os seus modelos, independentes da linhagem das, muito mais tradicionais, pick ups.




Não demoraria muito até uma geração de teenagers perceber que estas "vans" eram perfeitas por serem veículos baratos e extremamente práticos, uma espécie de espaço privado, onde muitas actividades que a supervisão dos pais prejudicaria significativamente poderiam decorrer livremente. De um momento para o outro, ter uma van, um furgão, era fixe, mas tal como o resto da industria automóvel parecia indicar, para ser mesmo fixe, a van teria de ser personalizada, distinguindo-se da multidão, como um Hot Rod, ou um Muscle Car, ou até um Lamborghini.



As pinturas em tons psicadélicos, as jantes e grelhas cromadas, os spoilers, escapes laterais, luzes suplementares, degraus, janelas escuras, tapadas, redondas, ou com estores exteriores eram alguns dos elementos que caracterizavam estes veículos, com interiores forrados a veludo, colchões de água e um par de dados de peluche pendurados no espelho retrovisor. Groovy.





Apesar deste movimento estar tão associado aos anos 70, aquele que provavelmente é o furgão personalizado que melhor conhecemos ficou célebre nos anos 80, conduzido por B.A. Baracus na série "Soldados da Fortuna", mais tarde rebaptizada de "Esquadrão Classe A". Uma GMC Vandura preta, cinzenta e vermelha, com jantes especiais raiadas e pneus com letras brancas.




Na Europa este movimento não passou despercebido, paralelo às autocaravanas, existe efectivamente um nicho de Fords Transit, Bedfords CF, Fiats Ducato, VW Transporter, etc etc, fortemente modificadas, bem ao estilo americano. A própria Ford criou as suas Transit modificadas, chamadas Supervan, cuja primeira interpretação surgiu em 1971, com mecânica do GT40.








Toda a gente gosta de um furgão personalizado, é o tipo de veículo que não é pretensioso, mas que tem pinta e impressiona as miúdas. Talvez no fim do dia não vá fazer corridas contra Ferraris, mas a verdadeira festa vai ser na parte de trás, e estamos todos convidados.




































Gonçalo Sampaio, no Vício dos Carros

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