Hoje nos ícones vamos voltar a falar da cultura automobilística
japonesa dos anos 70, desta vez com o incrivelmente popular Toyota Corolla ke20.
Este modelo na altura em que saiu consegui a proeza de ser o
segundo carro mais vendido do mundo, se isto não faz dele um ícone instantâneo,
não sei o que fara. É de facto um carro extremamente pratico e com muita pinta,
o que faz com que facilmente se perceba o porque do estrondoso sucesso de
vendas, basta olhar para ele, é mesmo muito bonito e com umas linhas fantásticas.
Em Portugal a carroçaria coupé apenas foi comercializada na
versão KE25, com estética Levin, com os motores 1166cc 3K-H e 3K-B e nas
versões Deluxe, SL e SR. O motor 3K-H debitava 55cv e o 3K-B 75cv , as diferenças entre estes
motores são, em termos gerais, a cabeça do motor e o coletor de admissão duplo
para dois carburadores duplos na versão 3K-B. A letra "B" significa
que é um motor com dois carburadores.
Tendo em conta os valores de prestações dos motores
comercializados em Portugal, temos facilmente a percepção que este Corolla
mexia-se bem. O seu desempenho dinâmico também não era nada mau, motivo pelo
qual nos, os entusiastas, sempre nos sentimos atraídos para este modelo, as
suas características estéticas e mecânicas sempre foram muito apelativas.
Eu confesso-me um fã deste modelo em todas as suas versões,
seja sedam, carrinha e especialmente o coupé são na minha opinião um dos carros
mais inspirados no que toca aos veículos de produção massiva nos anos 70,
apenas lamento que em Portugal não se tenha comercializado o portento desta
serie da Toyota o te27, com o fantástico 2t-g a produzir de serie 115cv, enfim
uma pena. Deixo-vos com algumas imagens deste belo modelo dos anos 70, espero
que gostem e apreciem este belo modelo dos anos de ouro do automobilismo em Portugal.
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