Por
terras do sol nascente existe uma marca que se dedicou a um tipo de motores únicos,
motores em que a entrega de potência era tao suave como seda, motores estes que
perduram ate aos dias de hoje eternizados em máquinas de pornografia
motorizada, falo obviamente da Mazda e dos seus magníficos RX.
Desde
o seu início os modelos da Mazda que ostentam as siglas RX são conhecidos quer
pela sua vertente tecnológica, com os motores Wankle, quer pelas suas linhas
desportivas. Os mais recentes, o RX7 e RX8, são ma minha opinião um dos modelos
mais apelativos da terra dos samurais dos dias de hoje. Mas como por ca fala-se
de antigos vamos falar sobre os que poucos de nos vimos, os primeiros RX, os
avos e bisavós do RX8, sim porque esta linha parece quase uma arvore genológica
da Mazda, onde o denominador comum sãos motores do tipo wankle.
Estas
siglas começaram por fazer parte do catálogo da Mazda sob a forma de coupé. O primeiro desta dinastia foi o
RX2, tinha por base o 616, e foi o primeiro carro a ostentar as siglas RX, utilizava
o rotativo motor wankle da Mazda, que nesta versão utilizava um duplo rotor de
1146cc, alimentado por um monstruoso carburador de 4 corpos, e produzia nada
mais nada menos que 113cv@6500 rpm e 157nm@3500 rpm, valores de serie, nas versões
de competição este pequeno motor transformava-se num monstro que facilmente
atingia os 200cv.
O desempenho do RX2
era difícil de esquecer: 0-100km\h levava menos de 10 segundos,a velocidade máxima
foi de quase 190 km\h, aliados a uma imagem desportiva fizeram deste primeiro
RX um bom início para esta dinastia.
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O seu primo o RX3, outro belíssimo coupé, com linhas extremadamente agressivas, e provocadoras de joelhos a tremer com um simples vislumbre, teve por base o modelo 818 da Mazda.
Mecanicamente como
todos os RX tem um motor wenkel, mas nesta evolução com o motor 10a da Mazda. Era
ligeiramente menos potente, no entanto também era mais leve o que fez com que mesmo
assim na versão de competição no campeonato japonês, a correr contra os skyline da Nissan ganhasse tão somente
50 corridas consecutivas.

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O RX4 era o mais dado a luxos, baseado no Mazda 929, este era um coupe mais luxuoso mas mesmo assim agressivo, q.b., este modelo teve primeiro como unidade motriz o 12a, mas foi depois pelo mais potente 13b com 135cv.tal como a restante família tenha mais versões para alem do coupé mas era nesta forma mais marcava, no entanto sofreu bastante com as crise da moeda no japão e com as crises petrolíferas, ficando assim um pouco aquém em termos de vendas.





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Por ultimo o canto
do cisne desta classe de RX, o RX5, que partilhava como 929 grande parte da
plataforma esteticamente era mais americanizado, como tal era mais gordo e
mais lento no entanto tinha no fator cool a sua melhor vertente.
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Na verdade todos os
carros desta parte da família RX são coupés magníficos, o RX3 será certamente o
mais consensual, mas esta família de coupés da Mazda tem uma mística especial,
os seus motores trataram de fazer com que este nome fica-se gravado na memoria
de todos com o brilhantes obras de engenharia, que quase todas as marcas de automóveis
tentaram fazer, mas que só a Mazda o fez com sucesso.
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Helder Teixeira, no vicio dos carros
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