quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Ìcones dos nossos tempos-Mazda RX

Por terras do sol nascente existe uma marca que se dedicou a um tipo de motores únicos, motores em que a entrega de potência era tao suave como seda, motores estes que perduram ate aos dias de hoje eternizados em máquinas de pornografia motorizada, falo obviamente da Mazda e dos seus magníficos RX.
Desde o seu início os modelos da Mazda que ostentam as siglas RX são conhecidos quer pela sua vertente tecnológica, com os motores Wankle, quer pelas suas linhas desportivas. Os mais recentes, o RX7 e RX8, são ma minha opinião um dos modelos mais apelativos da terra dos samurais dos dias de hoje. Mas como por ca fala-se de antigos vamos falar sobre os que poucos de nos vimos, os primeiros RX, os avos e bisavós do RX8, sim porque esta linha parece quase uma arvore genológica da Mazda, onde o denominador comum sãos motores do tipo wankle.
Estas siglas começaram por fazer parte do catálogo da Mazda sob a forma de coupé. O primeiro desta dinastia foi o RX2, tinha por base o 616, e foi o primeiro carro a ostentar as siglas RX, utilizava o rotativo motor wankle da Mazda, que nesta versão utilizava um duplo rotor de 1146cc, alimentado por um monstruoso carburador de 4 corpos, e produzia nada mais nada menos que 113cv@6500 rpm e 157nm@3500 rpm, valores de serie, nas versões de competição este pequeno motor transformava-se num monstro que facilmente atingia os 200cv.
O desempenho do RX2 era difícil de esquecer: 0-100km\h levava menos de 10 segundos,a velocidade máxima foi de quase 190 km\h, aliados a uma imagem desportiva fizeram deste primeiro RX um bom início para esta dinastia.

















O seu primo o RX3, outro belíssimo coupé, com linhas extremadamente agressivas, e provocadoras de joelhos a tremer com um simples vislumbre, teve por base o modelo 818 da Mazda.
Mecanicamente como todos os RX tem um motor wenkel, mas nesta evolução com o motor 10a da Mazda. Era ligeiramente menos potente, no entanto também era mais leve o que fez com que mesmo assim na versão de competição no campeonato japonês, a correr contra os skyline da Nissan ganhasse tão somente 50 corridas consecutivas.



 

 


















O RX4 era o mais dado a luxos, baseado no Mazda 929, este era um coupe mais luxuoso mas mesmo assim agressivo, q.b., este modelo teve primeiro como unidade motriz o 12a, mas foi depois pelo mais potente 13b com 135cv.tal como a restante família tenha mais versões para alem do coupé mas era nesta forma mais marcava, no entanto sofreu bastante com as crise da moeda no japão e com as crises petrolíferas, ficando assim um pouco aquém em termos de vendas.









Por ultimo o canto do cisne desta classe de RX, o RX5, que partilhava como 929 grande parte da plataforma esteticamente era mais americanizado, como tal era mais gordo e mais lento no entanto tinha no fator cool a sua melhor vertente.

 

 Na verdade todos os carros desta parte da família RX são coupés magníficos, o RX3 será certamente o mais consensual, mas esta família de coupés da Mazda tem uma mística especial, os seus motores trataram de fazer com que este nome fica-se gravado na memoria de todos com o brilhantes obras de engenharia, que quase todas as marcas de automóveis tentaram fazer, mas que só a Mazda o fez com sucesso.

Helder Teixeira, no vicio dos carros

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