Para começar a semana vamos falar sobre um carro do país
onde dizem que nasce o sol. Um carro que certamente os que são da minha geração
não se recordaram, no entanto quem teve o prazer de andar em algum recorda com
muita saudade. E uma pena que já não existam muitos a circular, seriam certamente
uma opção muito atrativa para quem procura um cruiser com muita pinta. Falo-vos
de um Datsun que foi profusamente usado como táxi nas nossas praças no final
dos anos 70 princípio dos anos 80, falo-vos do Datsun 220C, nomeadamente da sua quarta geração.
Este modelo que para alguns e completamente desconhecido,
fez parte do catálogo Datsun em Portugal principalmente para uso como táxi, o
que limitou a sua exposição ao público em geral, no entanto as suas qualidades
de robustez, e fiabilidade mecânica era há prova de bala, o que levou a que
fossem usados praticamente até há exaustão. Infelizmente grande parte foi
abatida, um crime na minha opinião.
Dentro do catálogo proposto no japão esta aquele que mais me
fascina, um 6 cilindros com 2.8cc, de 135 cv presente no Nissan Cedric coupé,
mais conhecido nos mercados europeus como o 280c. Este sim era uma máquina com pinta,muita,
muita pinta, era um sedan sem pilar B, muito ao estilo dos cadillacs da altura,
e na verdade este era um verdadeiro Cadillac nipónico.
Deixo-vos com algumas fotos deste carro icónico que marcou
presença em Portugal na década de 70 e início de 80 e fez frente aos mercedes
da época, mostrando que não e preciso ser enfadonho para ser resistente. Um ícone
de outros tempos que marcou pelo estilo, e como é óbvio pela robustez nipónica.
Helder Teixeira, no Vicio dos Carros.
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