terça-feira, 18 de novembro de 2014

Ícones dos nossos tempo-Trabant P60

A Alemanha é na atualidade o maior produtor de automóveis europeus, é o berço de varias marcas de grande nome, quer nas preparações automóveis, quer na produção em massa de veículos de uso diário. No entanto duvido que a maior parte de vocês conheçam a marca de que vos vou falar hoje. Digamos que esta marca e um ícone, de uma Alemanha que já não existe, uma Alemanha que muitos dos senhores de hoje em dia fazem questão de esquecer, no entanto por inúmeros motivos ela não se deixa apagar da história, vamos falar do Trabant P60


O Trabant era produzido na Alemanha de leste e na sua altura era o modelo mais vendido do segmento, a espera podia levar anos entre a encomenda e a entrega do veículo tal era a procura por estes simpáticos carros. Desde cedo este carro suscitou o interesse da comunidade de entusiastas, quer pelas suas linhas., quer pela sua mecânica de dois tempos que produzia uma sonoridade completamente diferente de todo o que circulava na estrada.
Podemos dizer que o Trabant está para a Alemanha de leste como o mini esta para a Inglaterra ou o Ford A para os Estados Unidos, era o carro do povo, e como tal, ainda nos dias de hoje tem uma legião de adeptos. O Trabant tinha um chassi monocoque, e a maioria dos seus componentes exteriores em duraplast, um material reciclado semelhante a baquelite, o que na altura era verdadeiramente revolucionário. No entanto quando comparado com outros veículos da mesma altura o Trabant era mais resistente no crash test, apesar de ser feito de materiais reciclados.
O desempenho não era o forte do Trabant, que atingia uma velocidade máxima de 100km/h e acelerava de 0 a 80 em 20s, apesar de pesar apenas 615kg. Por outro lado, fazia cerca de 11 km/l na cidade e 14km/l na estrada. Em seu ritmo lento, naturalmente. E ainda dizem que o smart é económico, deviam aprender qualquer coisa com este carro, para além de uma enorme sexyness, é mais económico, que a maioria dos supostos carros modernos e incrivelmente económicos, não era rápido mas também não era essa a sua função.
 Os motores de todos os modelos eram de dois cilindros, de dois tempos e refrigeração a ar. Mesmo com os "avanços" do último modelo, o Trabant 601 com motor 1.1 da casa vw, o Trabi era um carro popular de extrema simplicidade. O interior era extremamente espartano e simples para baixar os custos e aumentar a produção. Além do pequeno sedan, era oferecida uma stationwagon de três portas apenas, com a mesma mecânica.

Este e daqueles carros que pelo seu carisma se tornou num ícone, mesmo sendo tao rápido como um caracol velho. A sexyness das suas linhas, as histórias da estrada, e o prazer de conduzir um carro diferente valem ouro, no que a este carro diz respeito.






 






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