sábado, 22 de novembro de 2014

Lendas do padock- Jaguar XJS TWR

Hoje nas lendas do padock vamos falar de um grande felino, um daqueles carros que quando olhamos para ele nos faz lembrar tudo menos um carro de corrida, falo-vos do Jaguar XJS.

Em 1982 a equipa TWR de Tom Walkinshaw entrou no European Touring Car Championship com dois v12 da Jaguar, construídos mediante regras de Carros de Turismo da FIA. O XJS ganhou sua primeira corrida naquela temporada, quando Walkinshaw e Chuck Nicholson ganharam o XIV Grande Premio Brno, os Jags simplesmente aniquilaram o restante pelotão provando ser muito rápido para os seus rivais BMW e Alfa Romeo. Walkinshaw qualificou o seu Jag 05:37 segundos mais rápido do que qualquer outra pessoa nos 10,925 km do Circuito de Brno, pensem bem quase 6 seg, dava para beber uma cerveja entre a passagem do Jag e o restante pelotão. Nesta versão de 82, o motor V12 de 5344cc tinha uma preparação que lhe permitia alcançar tão somente 375cv as 6000 rpm, pouquinho não? Pensem assim, são mais de 100cv sobre qualquer um dos adversários, neste primeiro ano venceu Brno, Nurburgring, Silverstone e em Zolder
 Depois de mais vitórias para a equipa Jaguar em 1983,com o seu piloto acabar em segundo lugar no campeonato os Jaguars TWR eram os carros a bater no ETCC, em 84 Walkinshaw ganha o campeonato de pilotos 1984 no ETCC. Durante a temporada do campeonato a equipe TWR Jaguar também ganhou o prestigiosa corrida de 24 Horas de Spa com um XJS conduzido por Walkinshaw, Hans Heyer e Win Percy, provando não só a velocidade dos carros, mas a confiabilidade do motor V12 de 5,3 litros que na sua versão final tinha somente 450cv as 7300 rpm, um colosso na sua época.
Mas a história do XJS não acaba aqui, Walkinshaw em 84 foi convidado a correr a James Hardie 1000 no circuito de Mount Panorama em Bathurst, na Austrália. Fez equipa num xjs desenvolvido para grupo c australiano com o australiano Jonh Goss. Walkinshaw qualificou o V12 Jag e 7º lugar provisório, com um 2: 16:09 nos 6,172 km do circuito, registrando 290 km/h nos 2 km de comprimento da Conrod. Mas na partida teve problemas de caixa e foi empurrado violentamente por um Z28, e ficou por ai. O escocês estava determinado a voltar em 1985 e ganhar a corrida na primeira temporada do Grupo A na Austrália e, em 1985, os três Jaguar TWR XJS foram retirados da reforma e enviados para a James Hardie 1000. Os carros foram claramente a classe do pelotão, terminando em primeiro, heróis Hardie, (Walkinshaw / Percy nº 8), segundo (Jeff Allam / Ron Dickson nº 9) e sexto (Goss / Armin Hahne nº 10). Desta vez, os grandes felinos saíram da linha de partida e Walkinshaw e Percy dominaram a maior parte da corrida, só perdendo a liderança para o carro Goss / Hahne durante pit stops. Ou seja nunca saíram da liderança.

Uma lenda no seu tempo este jaguar marcou a sua época pelo poder do seu v12, fazia lembrar um trovão há sua passagem. Era bruto até ao ponto de ser socialmente inaceitável, era muito mais poderoso que todos os outros, era tudo aquilo que não era suposto ser, em suma era um cavalheiro inglês transformado no mais duro hooligan, é um dos exemplos de que o poder de fogo faz sempre a diferença.

















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