Hoje no vicio vamos falar sobre um modelo do qual já vos
apresentei uma preparação anteriormente, e um modelo da oval azul, que teve na
sua ideia base, ou seja o alvo no que toca ao design, ser para o mercado europeu o que o mustang e para os
estados unidos. Fala-vos, como já todos descobriram do Ford Capri, e na minha opinião
acertaram no centro do alvo, no que toca ao conceito deste carro.
O Ford Capri tinha o tipo de imagem e estilo que apelou aos
compradores no final da década de 1960 na Europa. Mais de 200 mil foram
vendidos no primeiro ano, graças em grande parte ao clássico longo nariz, e
traseira curta, tinha simplesmente muito estilo, e ser visto com ele enquanto
jovens era sinal que haveria festa durante alguma parte do dia.
No entanto a identidade
do estilista responsável pelas linhas do carro tem sido um mistério duradouro -
até recentemente. Os créditos pertencem a Phil Clark, um nativo do Iowa que se
formou na Pasadena Art Center College of
Design , em 1958 , e passou a trabalhar para a Ford em 1962. Clark é
conhecido como o criador do logotipo do Mustang, entre outros projetos. Mas só
foi positivamente ligado ao Capri depois que sua filha, Holly Clark, começou a
juntar os seus portfólios de arte e mostrou-os a um senhor chamado Norm
Murdock, CEO do Ford Capri Hall of Fame.
Portanto não é de estranhar que este modelo seja diferente
de tudo o que tinha a Ford Europa no seu catalogo. Considero que é uma injeção de
testosterona, daquelas que fazem crescer cabelos no peito até as mulheres mais
efeminadas. As linhas deste modelo são um hino aos sentidos, digamos que
transmite uma sensação de estranheza no meio das pernas, leia-se joelhos, que
ficam a tremer pelo ronronar deste bicho.
Em termos mecânicos não me vou alongar todos conhecemos o Capri,
aqueles motores que mais me fascinam eu digo-vos quais são, são os Essex v4 e v6.
E para mim chegavam estes para o Capri ser um carro de sonho, no entanto a Ford
como marca de consumo teve que colocar outras versões a venda, o que permitiu
fazer deste carro um ícone de estilo nos anos da sua produção e seguintes,
melhor será dizer até aos dias de hoje.
O Essex V4 foi um motor de 60 ° V4 da Ford Motor Company feito na fábrica de Essex. O motor estava
disponível em duas capacidades, 1663 cc e 1996 cc, diferindo apenas no curso. Estava
disponível com um carburador duplo e outras modificações para aumentar o seu
poder de fogo. No Ford Capri este motor foi montado para a 2000GT produzindo
92cv (94ps) a 5500rpm e 141 Nm de torque a 3600rpm, e um ronco do outro mundo.
O seu irmão mais musculado, o v6, foi produzido em duas
capacidades principais, 2.5 L e 3.0 L, e foi equipado numa ampla gama de veículos,
desde as Ford Transit até carros desportivos, o motor 3.0l tinha originalmente
uma potência de 128 cv. Quando a taxa de compressão do motor foi melhorada o
motor foi capaz de produzir 138cv, com uma proporção de 9: 1 de compressão,
imaginem a margem de manobra que restava para os entusiastas trabalharem e
fazerem monstros a partir destes carros.
A versão 3.1 foi
produzida para os Ford Capri RS 3100, mas apenas 248 exemplos deste modelo
foram construídos. O Essex V6 também formou a base para o 3.4 L Cosworth que, com o benefício de cabeça DOHC e injeção
de combustível, gerava 462 cv a 9.000 rpm. Este motor foi utilizado na versão
de corrida do RS Capri 3100, competindo com sucesso no Campeonato Europeu de
Carros de Turismo.
Existem ainda algumas versões que ficam por falar, pelo que
iremos voltar a falar deste ícone mais para frente de certeza. Ate lá, fiquem
com as fotos e espero que gostem.
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