sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Ícones dos nossos tempos-Ford Capri

Hoje no vicio vamos falar sobre um modelo do qual já vos apresentei uma preparação anteriormente, e um modelo da oval azul, que teve na sua ideia base, ou seja o alvo no que toca ao design, ser para o mercado europeu o que o mustang e para os estados unidos. Fala-vos, como já todos descobriram do Ford Capri, e na minha opinião acertaram no centro do alvo, no que toca ao conceito deste carro.
O Ford Capri tinha o tipo de imagem e estilo que apelou aos compradores no final da década de 1960 na Europa. Mais de 200 mil foram vendidos no primeiro ano, graças em grande parte ao clássico longo nariz, e traseira curta, tinha simplesmente muito estilo, e ser visto com ele enquanto jovens era sinal que haveria festa durante alguma parte do dia.
 No entanto a identidade do estilista responsável pelas linhas do carro tem sido um mistério duradouro - até recentemente. Os créditos pertencem a Phil Clark, um nativo do Iowa que se formou na Pasadena Art Center College of Design , em 1958 , e passou a trabalhar para a Ford em 1962. Clark é conhecido como o criador do logotipo do Mustang, entre outros projetos. Mas só foi positivamente ligado ao Capri depois que sua filha, Holly Clark, começou a juntar os seus portfólios de arte e mostrou-os a um senhor chamado Norm Murdock, CEO do Ford Capri Hall of Fame.
Portanto não é de estranhar que este modelo seja diferente de tudo o que tinha a Ford Europa no seu catalogo. Considero que é uma injeção de testosterona, daquelas que fazem crescer cabelos no peito até as mulheres mais efeminadas. As linhas deste modelo são um hino aos sentidos, digamos que transmite uma sensação de estranheza no meio das pernas, leia-se joelhos, que ficam a tremer pelo ronronar deste bicho.
Em termos mecânicos não me vou alongar todos conhecemos o Capri, aqueles motores que mais me fascinam eu digo-vos quais são, são os Essex v4 e v6. E para mim chegavam estes para o Capri ser um carro de sonho, no entanto a Ford como marca de consumo teve que colocar outras versões a venda, o que permitiu fazer deste carro um ícone de estilo nos anos da sua produção e seguintes, melhor será dizer até aos dias de hoje.
O Essex V4 foi um motor de 60 ° V4 da Ford Motor Company feito na fábrica de Essex. O motor estava disponível em duas capacidades, 1663 cc e 1996 cc, diferindo apenas no curso. Estava disponível com um carburador duplo e outras modificações para aumentar o seu poder de fogo. No Ford Capri este motor foi montado para a 2000GT produzindo 92cv (94ps) a 5500rpm e 141 Nm de torque a 3600rpm, e um ronco do outro mundo.
O seu irmão mais musculado, o v6, foi produzido em duas capacidades principais, 2.5 L e 3.0 L, e foi equipado numa ampla gama de veículos, desde as Ford Transit até carros desportivos, o motor 3.0l tinha originalmente uma potência de 128 cv. Quando a taxa de compressão do motor foi melhorada o motor foi capaz de produzir 138cv, com uma proporção de 9: 1 de compressão, imaginem a margem de manobra que restava para os entusiastas trabalharem e fazerem monstros a partir destes carros.
 A versão 3.1 foi produzida para os Ford Capri RS 3100, mas apenas 248 exemplos deste modelo foram construídos. O Essex V6 também formou a base para o 3.4 L Cosworth  que, com o benefício de cabeça DOHC e injeção de combustível, gerava 462 cv a 9.000 rpm. Este motor foi utilizado na versão de corrida do RS Capri 3100, competindo com sucesso no Campeonato Europeu de Carros de Turismo.

Existem ainda algumas versões que ficam por falar, pelo que iremos voltar a falar deste ícone mais para frente de certeza. Ate lá, fiquem com as fotos e espero que gostem.















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