Hoje no vicio vamos falar sobre um modelo do qual já vos
apresentei uma preparação anteriormente, e um modelo da oval azul, que teve na
sua ideia base, ou seja o alvo no que toca ao design, ser para o mercado europeu o que o mustang e para os
estados unidos. Fala-vos, como já todos descobriram do Ford Capri, e na minha opinião
acertaram no centro do alvo, no que toca ao conceito deste carro.

No entanto a identidade
do estilista responsável pelas linhas do carro tem sido um mistério duradouro -
até recentemente. Os créditos pertencem a Phil Clark, um nativo do Iowa que se
formou na Pasadena Art Center College of
Design , em 1958 , e passou a trabalhar para a Ford em 1962. Clark é
conhecido como o criador do logotipo do Mustang, entre outros projetos. Mas só
foi positivamente ligado ao Capri depois que sua filha, Holly Clark, começou a
juntar os seus portfólios de arte e mostrou-os a um senhor chamado Norm
Murdock, CEO do Ford Capri Hall of Fame.
Portanto não é de estranhar que este modelo seja diferente
de tudo o que tinha a Ford Europa no seu catalogo. Considero que é uma injeção de
testosterona, daquelas que fazem crescer cabelos no peito até as mulheres mais
efeminadas. As linhas deste modelo são um hino aos sentidos, digamos que
transmite uma sensação de estranheza no meio das pernas, leia-se joelhos, que
ficam a tremer pelo ronronar deste bicho.
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O Essex V4 foi um motor de 60 ° V4 da Ford Motor Company feito na fábrica de Essex. O motor estava
disponível em duas capacidades, 1663 cc e 1996 cc, diferindo apenas no curso. Estava
disponível com um carburador duplo e outras modificações para aumentar o seu
poder de fogo. No Ford Capri este motor foi montado para a 2000GT produzindo
92cv (94ps) a 5500rpm e 141 Nm de torque a 3600rpm, e um ronco do outro mundo.

A versão 3.1 foi
produzida para os Ford Capri RS 3100, mas apenas 248 exemplos deste modelo
foram construídos. O Essex V6 também formou a base para o 3.4 L Cosworth que, com o benefício de cabeça DOHC e injeção
de combustível, gerava 462 cv a 9.000 rpm. Este motor foi utilizado na versão
de corrida do RS Capri 3100, competindo com sucesso no Campeonato Europeu de
Carros de Turismo.
Existem ainda algumas versões que ficam por falar, pelo que
iremos voltar a falar deste ícone mais para frente de certeza. Ate lá, fiquem
com as fotos e espero que gostem.
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