quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Ícones dos nosso tempos-Citroen bx

Alguém se recorda deste carro de rally??????






Se ainda não conseguiram la chegar eu digo, e um Citroen BX 4tc. Alguém adivinha ao olhar para este carro que é um BX??? Pois, eu também não quando olhei para esta foto, no entanto ela fez-me recordar um modelo da Citroen que eu acho alguma piada, o Citroen BX.
Geme, geme, geme em português, ou ”j´aime, j´aime, j´aime”, como foi originalmente publicitado pela Citroen, o BX é realmente um carro de paixões, e eu ate gosto das suas linhas nas versões mais desportivas. Os BX mais desportivos eram na altura que saíram, e ainda agora um bom familiar com um excelentes motores, no entanto na minha opinião o que diferencia e caracteriza o BX é a sua suspensão, e confortabilíssimo conduzir um destes carros, e o companheiro ideal para grandes road trips, pela disponibilidade a andar depressa e pelo conforto.

Desenhado por Marcello Gandini da Bertone, com base nos seus projetos para o Reliant FW11 de 1977 e o Volvo Tundra concept car de 1979, e apresentado na tão francesa quanto ele torre Eiffel, foi o segundo carro a beneficiar da fusão da Peugeot e Citroen em 1976, sendo o primeiro o Citroen Visa Lançado em 1978. O BX compartilha a plataforma com o mais convencional 405 que apareceu em 1987. Com um enorme sucesso de vendas este modelo beneficiou de varias versões de raça apurada as mais conhecidas, SPORT, GT, GTI e 16v, e a versão de estrada do carro que vos mostrei em cima o 4tc.
Produzida de 1985 a 1987 a versão sport produzia uns razoáveis 126cv as 5800, equipado com 2 carburadores duplos, o Sport foi BX mais poderoso naquele tempo. As modificações no motor, incluindo uma câmara de combustão reformulada e válvulas maiores, foram desenvolvidos pelo famoso preparador francês Danielson. Também se destacou com seu body kit único, jantes de liga leve, usadas mais tarde no GTi e painel de instrumentos diferentes da versão normal. A versão GT era basicamente um downgrade da versão sport oferecendo masmo assim uns nada embaraçosos 105cv. Nesta variante tínhamos um bx com um motor 1.9 de origem Peugeot com um carburador duplo e alguma desportividade extra.
Na cronologia das versões mais desportivas do BX, temos o GTI como o senhor que se segue ao GT, na verdade e uma versão do GT mas com injeção, que produzia 122cv, e mais uma vez nada mau. A suspensão foi também atualizada e enrijecida, em comparação com a versão normal do BX.


















E por ultimo o canto do cisne, o 16v. Este a par do sport é para mim um dos mais interessantes BX produzidos. Este foi o primeiro carro francês produzido em massa a ser equipado com um motor de 16 válvulas. Uma cabeça do motor 16v DOHC, baseada na usada pelo 205 Turbo 16 Grupo B, estava montada numa versão do bloco do motor 1900cc 8v dos BX GTi e Peugeot 205 GTi. O resultado foi um motor naturalmente aspirado 1.9 L, produzindo 160 cv e 177 Nm de torque. Mais especificamente, ele produziu uma potência específica de 84 cv\litro, motor naturalmente aspirado foi bastante impressionante na época. Isso ajudou o BX foguete a atingir 100 km\h em 7,4 segundos e 160 km\h em 19,9 segundo antes de finalmente parar a uma velocidade máxima de 220 então km\h.


Depois houve a agora raríssima versão do BX de grupo b, o 4tc, e tirando as luzes frontais, eu acho que tem pinta. Especialmente concebido BX 4TC foi tinha poucas semelhanças com o BX de serie. Tinha a frente bastante prolongada para acomodar o motor, e que motor, uma versão do motor Simca Tipo 180 equipado com turbo montada longitudinalmente ao contrário do BX normal. Devido aos regulamentos do antigo grupo b 200 versões deste carro foram produzidas, e agora devido aos fracos resultados de vendas da altura são bastante colecionáveis, irónico não.




















Por último quero vos mostrar uma versão protótipo lançada por Marcelo Gandini com base no BX, o seu aspeto futurista faria certamente as delícias de todos se tivesse sido produzida. Uma pena que tal não tenha acontecido.

















 

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