Alguém se recorda deste carro de rally??????


Se ainda não conseguiram la chegar eu digo, e um Citroen BX
4tc. Alguém adivinha ao olhar para este carro que é um BX??? Pois, eu também não
quando olhei para esta foto, no entanto ela fez-me recordar um modelo da Citroen
que eu acho alguma piada, o Citroen BX.
Geme, geme, geme em português, ou ”j´aime, j´aime, j´aime”,
como foi originalmente publicitado pela Citroen, o BX é realmente um carro de paixões,
e eu ate gosto das suas linhas nas versões mais desportivas. Os BX mais
desportivos eram na altura que saíram, e ainda agora um bom familiar com um
excelentes motores, no entanto na minha opinião o que diferencia e caracteriza
o BX é a sua suspensão, e confortabilíssimo conduzir um destes carros, e o
companheiro ideal para grandes road trips,
pela disponibilidade a andar depressa e pelo conforto.
Desenhado por Marcello
Gandini da Bertone, com base nos
seus projetos para o Reliant FW11 de
1977 e o Volvo Tundra concept car de
1979, e apresentado na tão francesa quanto ele torre Eiffel, foi o segundo
carro a beneficiar da fusão da Peugeot e Citroen em 1976, sendo o primeiro o Citroen
Visa Lançado em 1978. O BX compartilha a plataforma com o mais convencional 405
que apareceu em 1987. Com um enorme sucesso de vendas este modelo beneficiou de
varias versões de raça apurada as mais conhecidas, SPORT, GT, GTI e 16v, e a versão
de estrada do carro que vos mostrei em cima o 4tc.

Produzida de 1985 a 1987 a versão sport produzia uns razoáveis
126cv as 5800, equipado com 2 carburadores duplos, o Sport foi BX mais poderoso
naquele tempo. As modificações no motor, incluindo uma câmara de combustão
reformulada e válvulas maiores, foram desenvolvidos pelo famoso preparador
francês
Danielson. Também se destacou
com seu body kit único, jantes de liga leve, usadas mais tarde no GTi e painel
de instrumentos diferentes da versão normal. A versão GT era basicamente um
downgrade da versão sport oferecendo
masmo assim uns nada embaraçosos 105cv. Nesta variante tínhamos um bx com um
motor 1.9 de origem Peugeot com um carburador duplo e alguma desportividade extra.
Na cronologia das versões mais desportivas do BX, temos o
GTI como o senhor que se segue ao GT, na verdade e uma versão do GT mas com injeção,
que produzia 122cv, e mais uma vez nada mau. A suspensão foi também atualizada
e enrijecida, em comparação com a versão normal do BX.
E por ultimo o canto do cisne, o 16v. Este a par do sport é para
mim um dos mais interessantes BX produzidos. Este foi o primeiro carro francês produzido
em massa a ser equipado com um motor de 16 válvulas. Uma cabeça do motor 16v DOHC,
baseada na usada pelo 205 Turbo 16 Grupo B, estava montada numa versão do bloco
do motor 1900cc 8v dos BX GTi e Peugeot 205 GTi. O resultado foi um motor
naturalmente aspirado 1.9 L, produzindo 160 cv e 177 Nm de torque. Mais especificamente,
ele produziu uma potência específica de 84 cv\litro, motor naturalmente
aspirado foi bastante impressionante na época. Isso ajudou o BX foguete a atingir
100 km\h em 7,4 segundos e 160 km\h em 19,9 segundo antes de finalmente parar a
uma velocidade máxima de 220 então km\h.


Depois houve a agora raríssima versão do BX de grupo b, o
4tc, e tirando as luzes frontais, eu acho que tem pinta. Especialmente concebido
BX 4TC foi tinha poucas semelhanças com o BX de serie. Tinha a frente bastante
prolongada para acomodar o motor, e que motor, uma versão do motor Simca Tipo
180 equipado com turbo montada longitudinalmente ao contrário do BX normal. Devido
aos regulamentos do antigo grupo b 200 versões deste carro foram produzidas, e
agora devido aos fracos resultados de vendas da altura são bastante colecionáveis,
irónico não.
Por último quero vos mostrar uma versão protótipo lançada
por Marcelo Gandini com base no BX, o seu aspeto futurista faria certamente as delícias
de todos se tivesse sido produzida. Uma pena que tal não tenha acontecido.

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