terça-feira, 25 de novembro de 2014

Ícones dos nossos tempos-Fiat Panda

Depois de ontem vos falar de um carro que nasceu muito antes de mim, hoje vou vos falar de um carro que me é contemporâneo, é um italiano feito para andar em cidade, robusto e muitíssimo multifacetado, tal foi a quantidade de versões que dele se fizeram. E um carro que a minha geração certamente recorda com algum carinho pois quase de certeza que alguma vez teve um encontro com um destes carros, sem mais demoras hoje vamos falar do Fiat panda.
 Mas comecemos pelo princípio, desenhado por Giorgetto Giugiaro, este carro surge comum objetivo, ser um carro barato, em quase todos os carros que ousaram usar este conceito de design foram carros vencedores, Giugiaro desenhou este carro a pensar no povo, e a história repetiu-se tal como aconteceu no 2cv, no carrocha, Renault 4 entre outros, foi um êxito que ainda hoje e reconhecido por todos, tal é o carisma que o panda tem.


Pensado para ser um carro fácil de manter, ágil e de custos reduzidos, o Fiat panda partilha grande parte da sua mecânica com outros modelos Fiat, nomeadamente o uno, o 127, e em alguns casos o 2 cilindros do 126 também é usado.
Este carro teve um sem número de versões, das listas mais extensas que conheço, temos variantes de motor, que podem ir dos mais normais 750cc ate aos 1.1 fire, Versões 4x4, cabriolets, van e versões de preparadores independentes.


















Esta constante mutação fez desta versátil plataforma um verdadeiro carro de entusiasta, que ainda nos dias de hoje podemos ver a competir em provas de rally e em expedições fora de estrada, tal é a sua robustez e facilidade de condução. E na minha opinião é aqui que esta o segredo do panda, a sua condução é agradável, todos sabemos que é um citadino, mas e um citadino com caracter que nos permitiu ir para todo o lado, desde as praias ate aos passeios pelo campo, em que depois vinha o carro completamente coberto de lama. Esta é para mim a mais-valia do panda, e é por isso que eu o coloco como um ícone, é por ter trazido novos mundos ao mundo da minha geração, foi para alguns de nos o veículo da nossa independência, o nosso companheiro de estrada, de aventuras e desventuras, e por isso ganhou um lugar no coração dos entusiastas.
 


















Em suma é um panda, e ficara para a história pelos momentos de descontração que muitos terão passado com eles, um carro para todas as ocasiões que por direito próprio, vendeu mais de 4 milhões de unidades, deixou gravado o seu nome na história automobilística. 

Helder Teixeira, no Vício dos Carros


 















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