Vou abrir esta que é a ultima semana deste ano do vício dos
carros com um post sobre o carro que ate há data mais me marcou em termos de
desempenho. É o carro que ate aos dias de hoje uso como referencia na sua
classe, e não, não estou a falar de um italiano.
Estou a falar de um dos poucos carros alemães que eu tive e
quero definitivamente voltar a ter, falo do Polo G40.
Não querendo parecer tendencioso, acho que este modelo de
super mini verdadeiramente um marco na tecnologia da VW, trata-se de um 1.3 capaz de muito poder de fogo que ao contrario da concorrência não utilizava turbo, mas sim um
supercharger de G´s movimentado diretamente pelo motor.
O primeiro modelo da gama a ter a designação de G40 foi polo 86c, sob a designação de Polo GT G40.
Durante 1983, o número total de Polos produzidos atingiu um milhão, incluindo as versões berlina e carrinha, também disponíveis. Por esta altura a Vw tinha começado a experimentar formas de aumentar a potência dos motores do Polo.
Devido ao tamanho do carro um motor
maior não era uma proposta prática, então em vez disso, decidiu-se utilizar
indução forçada para proporcionar o desempenho necessário. Ao invés de um turbo,
com seus problemas de turbo lag e calor excessivo, foi escolhido um supercharger. Esta foi uma opção pouco
logica, contraria ao que é normal na VW, mas que resultou num mais emblemáticos
caros da VW dos anos 90. A utilização de uma versão de 40 milímetros do supercharger de G´s permitiu a potência
do motor 1272cc do Polo 86c ser aumentada para 115 meninos, o que levou á designação
de G40.
O G40 foi apresentado pela primeira vez no Salão Automóvel
de Frankfurt de 1985, no entanto, só no início de 1987 é que um lote especial
de apenas 500 destes carros, na verdade, esteve disponível.
A democratização do G40 chegou no final dos anos 90 com o
facelift feito ao Polo. Quando o 86cF foi introduzido o modelo mais potente era
o GT, produzindo 75cv a partir do seu motor de 1272cc com compressão elevada. O
Polo era agora produzido em Espanha na fábrica Volkswagen e o Polo G40 finalmente
tinha sido concebido como uma parte integrante da gama Polo. Foi com base no
modelo GT Coupe que a VW desenvolveu e criou este novo G40, ao 1272 original
adicionou supercharger e um intercooler bem como um sistema de injeção
diferente, o que fez o poder de fogo ser aumentado para uns nada asmáticos
113cv, que facilmente atingiam números bem mais impressionantes, com modificações,
e kits de aftermarket.
Helder Teixeira, no Vicio dos Carros
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