sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Icones dos nossos tempos- Fiat 127

Certamente que não haverá ninguém da minha geração que não conheça o Fiat 127, não por ser um carrão rapidíssimo, mas sim pelo seu sucesso de vendas e por ser extremamente divertido de guiar.
Nasceu em 1971 e foi um sucesso imediato, ganhando o Carro Europeu do Ano prêmio de 1972, e rapidamente se tornou um dos carros mais vendidos na Europa durante vários anos. Foi o terceiro Fiat em seis anos para receber este prémio.
 Em junho de 1974, pouco mais de três anos após a introdução do modelo, a Fiat informou que o milionésimo 127 havia sido concluída na fábrica de Mirafiori, em Turim. O Fiat 600 tinha levado sete anos para chegar a esse mesmo marco. Foi dos modelos Fiat de maior longevidade em absoluto, vendeu cerca de 8.3 milhões na Europa. Pela nossa europa encerrou a produção em 1987, ao final de 3 series. Na América do Sul, sob outros nomes, perdurou até 1996.

Sai de fábrica com motores 900cc e 1000cc com 45v no 900, 49cv e 69cv no 1000, nada de extraordinário, mas cumpriu bem a função.
Por todos estes motivos e mais alguns de que não falei o 127 teve sempre um lugar no coração dos entusiastas o que levou a criação de um carro icónico que eu aprecio bastante, e não sou o único de certeza basta ver a quantidade projetos espalhados pela net, e verdade seja dita o carrito tem muita personalidade, e digo carrito com muito respeito.











O 127 tem pinta, basta olhar para ele, pequeno baixinho, com as jantes certas fica fantástico. E daqueles carros que eu gostava imenso de lhe deitar as mãos em cima. É daqueles carros em que podemos fazer praticamente tudo deste um estilo mais rat ate a vertente tao em voga nos dia de hoje oem+. Na verdade este modelo em particular sempre teve um mercado de pecas de aftermarket abundante, o que fez dele um favorito de sempre para os viciados mais suscetíveis de gostarem de look únicos, tal como eles.
Mas não só de beleza vive o 127,Quem não se recorda do 127 abarth, dizem que a coisa andava bem, muito bem mesmo pelo que dizem, não posso testemunhar porque nunca tive nenhum, uma pena…




















Ao nível mecânico existem muitos projetos interessantes desde os abarth réplicas até preparações mais extremas com motores maiores e turbo, para quem quiser procurar aconselho a verem os arranques e preparações de 147 no brasil, sigla com que era comercializado no brasil onde o modelo tem uma comunidade interessante com bastantes projetos mecânicos muito bons.

Por mim preferia uma coisa mais perto da época do carro, uns carburadores como manda a lei e muitas  horas de cabeça debaixo do capot para fazer o melhor possível com o motor original,bons travões e suspensão e depois é ouvir o motor a cantar e que bem que ele canta.




Quem acompanha as corridas de automóveis clássicos sabe ao que me refiro tem aquele tom de tenor de ópera, ouvir estes carros a rasgar por uma rampa da falperra por exemplo e um deleite para qualquer viciado, e depois e o comportamento quase como um kart muito próximo do chão e a curvar como se estivesse sobre carris, em resumo o 127 e um carro que marcou e continuara a marcar o seu lugar no coração dos entusiastas quer pelo seu aspeto quer pelas prestações e de certeza deixara sempre, quem tem o prazer de os conduzir, com muitas histórias para contar.
    

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