quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Ícones dos nossos tempos-Lotus Europa

Hoje voltamos aos ícones, e regressamos em grande, melhor dizendo em pequeno. Vamos falar sobre um carro que saiu das mãos de um senhor chamado Colin, mas não um Colin qualquer, foi das mãos de Colin Chapman, vamos falar do Lotus Europa.

Este Lotus é primo do mais conhecido Elan, no entanto na minha opinião tem muito mais pinta, acho que é um carro para conhecedores, um carro que normalmente não se enquadraria com as temáticas dos ícones, mas que pela quantidade de versões desportivas que tem o tornam bastante apetecível. As suas linhas são também um dos pontos de diferenciação deste Lotus, tem um aspeto muito esguio, sem perder o aspeto de racer convicto, que o tornam um old british com muita pinta.










Este como todos os Lotus da altura eram a tradução para o plano desportivo da mentalidade de Colin Chapmam e dos seus ideais, sendo que a regra era "Simplify, then add lightness". E assim foi, a suspensão independente nas quatro rodas era típico do pensamento de Chapman, a suspensão traseira foi um design de Chapman modificado, que foi usado anteriormente em carros de fórmula, o que fez toda a diferença no desempenho do carro. A imprensa especializada na altura descrevia o Europa como sendo o carro com o desempenho mais próximo de um carro de Fórmula para a estrada. Além das portas, capot, e mala, o corpo foi moldado como uma única unidade de fibra de vidro, para aumentar a resistência, e manter a leveza estrutural necessária ao desempenho desta maquina de sonho. Ao todo, a Lotus construiu cerca de 9300 Europas.

O Série 1 ou S1 (também conhecido como Lotus Tipo 46) foi anunciado para a venda aos mercados europeus, em 20 de dezembro de 1966. O S1 foi equipado com um motor Renault 16 com 1470 cc, 4 cilindros em linha e uma caixa de 4 velocidades. O motor foi uma versão especial com 82cv,em oposição à de 52 cv  na forma usual. O S1 pesava 610 kg a revista Autocar conseguiu uma velocidade máxima de 195 km / h, e fez 0-60mph em 9,3 segundos. Somente 296 exemplos do S1 foram fabricados (números de chassis 460.001-460.296), Estes são os mais raros no mercado. Estes carros tinham uma construção extremamente leve e minimalista, com janelas laterais fixas, bancos fixos e pedais reguláveis que eram ajustados ao condutor, através de ajustes mecânicos.











O tipo 46 foi um carro aclamado pela crítica da altura no entanto a Lotus achou que conseguia fazer melhor e fez, fez o tipo 47 e o tipo 62, dois Europa S1 de respeito. Embora o Europa original tenha sido concebido como um clubman racer para substituir o Lotus 7, percebeu-se que o carro não seria competitivo com os motores Renault disponíveis. A decisão foi, portanto, refazer tudo com Componentes Lotus. A suspensão do motor, caixa de velocidades e traseira foram completamente diferente da Europa padrão e foram tiradas na sua totalidade a partir da Fórmula Júnior Lotus 23 / Lotus 22 com um Lotus-Ford Twin Cam com 165 cv, 1.594 e uma caixa Hewland FT 200 de 5 velocidades.


O tipo 62 foi um test car para o novo  motor da Lotus, o 907, e foi usado como um test mule para este motor 2.0 desenvolvido pela Lotus, estes carros eram equipados com  suspensão dos F1 da altura para lidar com os 240 cv do motor. Embora deliberadamente feito para se parecer com a Europa, na prática, a única ligação ao Europa foram os poucos painéis do corpo do Europa. Um one-off do tipo 47, equipado com um motor V8 Rover 3,5 litros ampliado para 4,4 litros, foi construído para a GKN em 1968 e registrado como GKN 47D, com 300 cv era capaz de 290 km / h.

O Europa S2, ou Tipo 54, foi introduzido em abril de 1968. Usou o mesmo motor Renault como o Tipo 46, mas ofereceu uma série de refinamentos, incluindo vidros elétricos, bancos ajustáveis, um interior novo , e um tablier de madeira polida para o painel de instrumentos.  O importador Swiss Lotus também fez duas versões especiais equipados com o motor Renault 16 TS tipo 807, o "Europa Hemi 807" e o de injeção o "Europa Black Shadow 807". O Hemi 807 tinha 105 cv e podia atingir os 200 km/h, enquanto o black shadow tinha 137 meninos quando calva-mos o acelerador.
Em 1971, o Europa Tipo 74 Twin Cam foi disponibilizado ao público, com 105 cv, provenientes dos 1557cc do motor Lotus-Ford Twin Cam e uma carroceria redesenhada para melhorar a visibilidade traseira. Apenas 1580 carros foram fabricados como Europa "Twin Cam" antes da Lotus mudar para um motor com 126 cv, uma variante do motor original, mas com válvulas maiores. A versão de válvulas grandes, o Europa special foi equipado com uns carburadores Dell'Orto. Além disso, também ofereceu uma opção de caixa de 5 velocidades (Type 365). Pesava 740 kg, um peso pluma que a famosa revista Motor de inglaterra testou e atingiu uma velocidade máxima de 198 km/h, fez 0-60 mph em 6,6 segundos e correu o 1/4 de milha em 14,9 segundos. Isto numa altura em que todos os testes de estrada eram realizados com um motorista e passageiro, apenas com o condutor a bordo do tempo de 0-60 mph teria sido bem menos de 6 segundos, um desempenho fenomenal para o período.
Mais recentemente também dois monstros sagrados das preparações deitaram as mãos ao Lotus europa, estou a falar de Chip Foose, do Overhaulin, e Amemiya-san, um monstro no que toca a wankel. Estes dois senhores criaram dois brilhantes modelos únicos tendo como base este magnífico carro da casa Lotus, quem for curioso aconselho a pesquisa são dois carros fabulosos.

Por tudo isto acho que este carro faz as maravilhas de qualquer um. É um hino a performance segundo os padrões da Lotus, e segundo os meus também.

Helder Teixeira, no Vicio dos Carros


























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