Hoje voltamos aos ícones, e regressamos em grande, melhor
dizendo em pequeno. Vamos falar sobre um carro que saiu das mãos de um senhor
chamado Colin, mas não um Colin qualquer, foi das mãos de Colin Chapman, vamos
falar do Lotus Europa.
Este Lotus é primo do mais conhecido Elan, no entanto na
minha opinião tem muito mais pinta, acho que é um carro para conhecedores, um
carro que normalmente não se enquadraria com as temáticas dos ícones, mas que
pela quantidade de versões desportivas que tem o tornam bastante apetecível. As
suas linhas são também um dos pontos de diferenciação deste Lotus, tem um aspeto
muito esguio, sem perder o aspeto de
racer
convicto, que o tornam um
old british
com muita pinta.
Este como todos os Lotus da altura eram a tradução para o
plano desportivo da mentalidade de Colin Chapmam e dos seus ideais, sendo que a
regra era "
Simplify, then add
lightness". E assim foi, a suspensão independente nas quatro rodas era
típico do pensamento de Chapman, a suspensão traseira foi um
design de Chapman modificado, que foi
usado anteriormente em carros de fórmula, o que fez toda a diferença no
desempenho do carro. A imprensa especializada na altura descrevia o Europa como
sendo o carro com o desempenho mais próximo de um carro de Fórmula para a
estrada. Além das portas, capot, e mala, o corpo foi moldado como uma única
unidade de fibra de vidro, para aumentar a resistência, e manter a leveza
estrutural necessária ao desempenho desta maquina de sonho. Ao todo, a Lotus
construiu cerca de 9300 Europas.
O Série 1 ou S1 (também conhecido como Lotus Tipo 46) foi
anunciado para a venda aos mercados europeus, em 20 de dezembro de 1966. O S1
foi equipado com um motor Renault 16 com 1470 cc, 4 cilindros em linha e uma
caixa de 4 velocidades. O motor foi uma versão especial com 82cv,em oposição à
de 52 cv na forma usual. O S1 pesava 610
kg a revista Autocar conseguiu uma velocidade máxima de 195 km / h, e fez
0-60mph em 9,3 segundos. Somente 296 exemplos do S1 foram fabricados (números
de chassis 460.001-460.296), Estes são os mais raros no mercado. Estes carros
tinham uma construção extremamente leve e minimalista, com janelas laterais
fixas, bancos fixos e pedais reguláveis que eram ajustados ao condutor, através
de ajustes mecânicos.

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O tipo 46 foi um carro aclamado pela crítica da altura no
entanto a Lotus achou que conseguia fazer melhor e fez, fez o tipo 47 e o tipo
62, dois Europa S1 de respeito. Embora o Europa original tenha sido concebido
como um clubman racer para substituir o Lotus 7, percebeu-se que o carro não
seria competitivo com os motores Renault disponíveis. A decisão foi, portanto,
refazer tudo com Componentes Lotus. A suspensão do motor, caixa de velocidades
e traseira foram completamente diferente da Europa padrão e foram tiradas na
sua totalidade a partir da Fórmula Júnior Lotus 23 / Lotus 22 com um Lotus-Ford
Twin Cam com 165 cv, 1.594 e uma caixa Hewland FT 200 de 5 velocidades.
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O tipo 62 foi um test car para o novo motor da Lotus, o 907, e foi usado como um
test mule para este motor 2.0 desenvolvido pela Lotus, estes carros eram
equipados com suspensão dos F1 da altura
para lidar com os 240 cv do motor. Embora deliberadamente feito para se parecer
com a Europa, na prática, a única ligação ao Europa foram os poucos painéis do
corpo do Europa. Um one-off do tipo 47, equipado com um motor V8 Rover 3,5
litros ampliado para 4,4 litros, foi construído para a GKN em 1968 e registrado
como GKN 47D, com 300 cv era capaz de 290 km / h.

O Europa S2, ou Tipo 54, foi introduzido em abril de 1968. Usou
o mesmo motor Renault como o Tipo 46, mas ofereceu uma série de refinamentos,
incluindo vidros elétricos, bancos ajustáveis, um interior novo , e um tablier
de madeira polida para o painel de instrumentos. O importador Swiss Lotus também fez duas
versões especiais equipados com o motor Renault 16 TS tipo 807, o "Europa
Hemi 807" e o de injeção o "Europa Black Shadow 807". O Hemi 807
tinha 105 cv e podia atingir os 200 km/h, enquanto o
black shadow tinha 137 meninos quando calva-mos o acelerador.

Em 1971, o Europa Tipo 74 Twin Cam foi disponibilizado ao
público, com 105 cv, provenientes dos 1557cc do motor Lotus-Ford Twin Cam e uma
carroceria redesenhada para melhorar a visibilidade traseira. Apenas 1580
carros foram fabricados como Europa "Twin Cam" antes da Lotus mudar
para um motor com 126 cv, uma variante do motor original, mas com válvulas maiores.
A versão de válvulas grandes, o Europa special foi equipado com uns
carburadores Dell'Orto. Além disso, também ofereceu uma opção de caixa de 5 velocidades
(Type 365). Pesava 740 kg, um peso pluma que a famosa revista Motor de
inglaterra testou e atingiu uma velocidade máxima de 198 km/h, fez 0-60 mph em
6,6 segundos e correu o 1/4 de milha em 14,9 segundos. Isto numa altura em que
todos os testes de estrada eram realizados com um motorista e passageiro,
apenas com o condutor a bordo do tempo de 0-60 mph teria sido bem menos de 6
segundos, um desempenho fenomenal para o período.
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Mais recentemente também dois monstros sagrados das preparações
deitaram as mãos ao Lotus europa, estou a falar de Chip Foose, do Overhaulin, e
Amemiya-san, um monstro no que toca a wankel. Estes dois senhores criaram dois
brilhantes modelos únicos tendo como base este magnífico carro da casa Lotus,
quem for curioso aconselho a pesquisa são dois carros fabulosos.
Por tudo isto acho que este carro faz as maravilhas de
qualquer um. É um hino a performance segundo os padrões da Lotus, e segundo os
meus também.
Helder Teixeira, no Vicio dos Carros


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