Nas lendas do padock desta semana, vamos falar de um modelo
que quase todos devem conhecer do mítico jogo da grand turismo, jogo esse que
muitas e longas noites de sono nos roubou. Para atingir os 100% do jogo tínhamos
que vencer este modelito na sua prova de eleição Pikes Peak. Este diabo a solta
era o Suzuki Escudo Pikes Peak.
Sempre me interroguei se este carro verdadeiramente existia,
e se tinha mesmo as specs que o jogo nos transmitia, e na verdade depois de
alguma investigação fiquei a conhecer o Escudo, ou devo dizer o Vitara Pikes Peak?????
Há pois, o Escudo era o nome do Suzuki Vitara
no japão. Esta foi a base escolhida por Monster
Tajima para criar esta besta com um v6 biturbo e tração as 4.


A partir de 1996 o motor passou a ser baseado no mesmo motor usado na versão topo do Escudo stock, o H25A um 2.5 V6 Bi – turbo com dois intercoolers e 2493cc gerando 985 meninos as 8100 Rpm. Para respirar, o reator nuclear, usava um duplo comando de válvulas e três válvulas por cilindro. Tudo isto enviado para uma caixa de seis velocidades sequenciais e para o sistema de tração as quatro rodas. A suspensão é de braços sobrepostos (Double Wishbone) nos dois eixos e possui discos de travão de carbono também nos dois eixos, na dianteira cada pinça possui oito pistões e na traseira as pinças possuem quatro pistões. O bastante para nos arrancar os olhos a cada travagem.

Este foi dos carros que mais marcaram os meus anos de
jogatina na playstation, era o bichano que ganhava a todos, e na verdade no que
toca ao carro de competição a história repete-se este carro onde entrou ganhou
e dizimou a concorrência, ganhando assim um lugar naqueles que são os carros
mais memoráveis da competição automóvel. Foi um carro desenvolvido com um
target específico, Pikes Peak, e como os verdadeiros guerreiros chegou viu e
venceu.


Helder Teixeira, no Vicio dos Carros
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