terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Lendas do Padock-Suzuki Escudo Pikes Peak

Nas lendas do padock desta semana, vamos falar de um modelo que quase todos devem conhecer do mítico jogo da grand turismo, jogo esse que muitas e longas noites de sono nos roubou. Para atingir os 100% do jogo tínhamos que vencer este modelito na sua prova de eleição Pikes Peak. Este diabo a solta era o Suzuki Escudo Pikes Peak.
Sempre me interroguei se este carro verdadeiramente existia, e se tinha mesmo as specs que o jogo nos transmitia, e na verdade depois de alguma investigação fiquei a conhecer o Escudo, ou devo dizer o Vitara Pikes Peak?????  Há pois, o Escudo era o nome do Suzuki Vitara no japão. Esta foi a base escolhida por Monster Tajima para criar esta besta com um v6 biturbo e tração as 4.















Surgiu como sucessor do Suzuki Cultus, o carro que era os 98% do Gt, e teve como objetivo bater o recorde que Rod Millen estabeleceu com um Toyota Celica em 1994, em pikes peak. Nas mãos de Nobuhiro “Monster” Tajima, no ano de 1996 o Suzuki Escudo bateu o recorde de Rod Millen. Este incrível carro não foi feito para competir em autódromos como era utilizado no jogo, e sim para as competições de subida de montanha, uma em especial: O Pikes Peak International Hill Climb.

A partir de 1996 o motor passou a ser baseado no mesmo motor usado na versão topo do Escudo stock, o H25A um 2.5 V6 Bi – turbo com dois intercoolers e 2493cc gerando 985 meninos as 8100 Rpm. Para respirar, o reator nuclear, usava um duplo comando de válvulas e três válvulas por cilindro. Tudo isto enviado para uma caixa de seis velocidades sequenciais e para o sistema de tração as quatro rodas. A suspensão é de braços sobrepostos (Double Wishbone) nos dois eixos e possui discos de travão de carbono também nos dois eixos, na dianteira cada pinça possui oito pistões e na traseira as pinças possuem quatro pistões. O bastante para nos arrancar os olhos a cada travagem.

Todo este conjunto resultou num carro extremamente leve, com 800kg ele é capaz de desenvolver uma relação peso/potência de 0.81 kg por cada cavalo que o motor produz, uma velocidade maxima superior 270 km\h e faz dos 0 aos 100 km\h em meros 2.7 segundos, num Vitara, defenitivamemte quero um. Foram construídas apenas duas unidades para correr em Pikes Peak no ano de 1996, atualmente uma delas repousa no museu da Suzuki.

Este foi dos carros que mais marcaram os meus anos de jogatina na playstation, era o bichano que ganhava a todos, e na verdade no que toca ao carro de competição a história repete-se este carro onde entrou ganhou e dizimou a concorrência, ganhando assim um lugar naqueles que são os carros mais memoráveis da competição automóvel. Foi um carro desenvolvido com um target específico, Pikes Peak, e como os verdadeiros guerreiros chegou viu e venceu. 
Deixo-vos com esta lenda dos padocks, com os votos de um excelente natal com muita saúde e prendinhas no sapatinho.

Helder Teixeira, no Vicio dos Carros










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