terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Lendas do padock-Tyrrell P34

Hoje nas lendas do padock vamos falar da fórmula 1, sim porque nos padocks não circulam só carros de turismo. Este formula 1 de que vos vou falar é um modelo único, no que a fórmula 1 diz respeito. Este modelo em particular é de tal forma lendário que teve inclusive a sua silhueta caricaturada numa serie de desenhos animados, as wacky races, falo-vos do único modelo da formula 1 com seis rodas, e não, não estou a falar de um camião, estou a falar do Tyrell P34.
O Tyrrell P34 (Project 34), também conhecido como o "seis rodas", era um Fórmula Um projetado por Derek Gardner, designer-chefe da Tyrrell. O carro usava quatro rodas frontais especialmente fabricados de 10 polegadas de diâmetro, com duas rodas de tamanho normal na parte de trás. O projeto de seis rodas reduziu o arrasto que teria sido causado por duas rodas dianteiras maiores, aumentou a área de contato total dos pneus dianteiros e criou uma superfície de travagem maior para os discos de travão frontais, 4 em vez dos usuais 2.

Quando foi apresentado, o véu foi retirado da parte traseira para a frente e os suspiros coletivos de imprensa mundial disse tudo. Juntamente com o Brabham BT46B "fancar", desenvolvido em 1978, o Tyrrell de seis rodas foi um dos projetos mais radicais de sempre a ter sucesso na Fórmula Um (F1), e foi reconhecido como o projeto o mais conhecido na história do mundo do desporto automóvel.
Correu pela primeira vez no GP da Espanha, em 1976, e provou ser muito competitivo. Tanto Jody Scheckter e Patrick Depailler foram capazes de produzir resultados sólidos com o carro, mas enquanto Depailler elogiou o carro continuamente, Scheckter percebeu que seria apenas temporariamente competitivo. Os pneus Goodyear especiais não estavam a ser desenvolvidos o suficiente. O momento de ouro do P34 veio no GP da Suécia. Scheckter e Depailler terminaram em primeiro e segundo, e até à data Scheckter é o único piloto a vencer uma corrida em um carro de seis rodas.
Para 1977, Scheckter foi substituído pelo sueco Ronnie Peterson, e o P34 foi redesenhado em torno aerodinâmica mais limpa. O P34B era mais largo e mais pesado do que antes, e, apesar de Peterson ter conseguido alguns resultados promissores para o P34B, tal como Depailler, ficou claro que o carro não era tão bom como o anterior, principalmente devido a uma falha do fabricante dos pneus para desenvolver adequadamente os pequenos pneus dianteiros.
 O peso adicional do sistema de suspensão dianteira também é citada como uma razão para terminar o projeto. Tyrrell ainda tentou uma "ampla faixa" P34B para melhorar a sua manipulação, mas isso colocar as rodas dianteiras para fora atrás das carenagens nariz e reduziu os ganhos aerodinâmicos de ter quatro rodas dianteiras pequenas. Assim, o P34 foi abandonado para 1978.
Mais recentemente, o P34 tem sido uma visão popular em eventos de corrida históricos, provando uma vez mais competitivo. Em 1999 e 2000, o P34 ressuscitado competiu em uma série de circuitos britânicos e europeus na série FIA Thoroughbred Grand Prix. Conduzido por Martin Stretton, o carro ganhou a série TGP em 2000, com o carro irmão a repetir esse sucesso em 2008 nas mãos de Mauro Pane. Stretton também alcançou inúmeras pole positions e vitorias no Grande Premio do Mónaco Histórico, o que prova a capacidade competitiva deste inusitado Tyrrell.

Uma verdadeira lenda, único no desporto motorizado, que no entanto provou que la por ser diferente não quer dizer que sejamos piores que a concorrência, muito pelo contrário.

Helder Teixeira, no Vicio dos Carros














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