Hoje nas lendas do padock vamos falar da fórmula 1, sim porque
nos padocks não circulam só carros de turismo. Este formula 1 de que vos vou falar é um modelo único, no
que a fórmula 1 diz respeito. Este modelo em particular é de tal forma lendário
que teve inclusive a sua silhueta caricaturada numa serie de desenhos animados,
as wacky races, falo-vos do único modelo da formula 1 com seis rodas, e não, não
estou a falar de um camião, estou a falar do Tyrell P34.

Correu pela primeira vez no GP da Espanha, em 1976, e provou
ser muito competitivo. Tanto Jody Scheckter e Patrick Depailler foram capazes
de produzir resultados sólidos com o carro, mas enquanto Depailler elogiou o
carro continuamente, Scheckter percebeu que seria apenas temporariamente
competitivo. Os pneus Goodyear especiais não estavam a ser desenvolvidos o suficiente.
O momento de ouro do P34 veio no GP da Suécia. Scheckter e Depailler terminaram
em primeiro e segundo, e até à data Scheckter é o único piloto a vencer uma
corrida em um carro de seis rodas.
Para 1977, Scheckter foi substituído pelo sueco Ronnie
Peterson, e o P34 foi redesenhado em torno aerodinâmica mais limpa. O P34B era
mais largo e mais pesado do que antes, e, apesar de Peterson ter conseguido
alguns resultados promissores para o P34B, tal como Depailler, ficou claro que
o carro não era tão bom como o anterior, principalmente devido a uma falha do
fabricante dos pneus para desenvolver adequadamente os pequenos pneus
dianteiros.
O peso adicional do
sistema de suspensão dianteira também é citada como uma razão para terminar o
projeto. Tyrrell ainda tentou uma "ampla faixa" P34B para melhorar a
sua manipulação, mas isso colocar as rodas dianteiras para fora atrás das
carenagens nariz e reduziu os ganhos aerodinâmicos de ter quatro rodas
dianteiras pequenas. Assim, o P34 foi abandonado para 1978.

Uma verdadeira lenda, único no desporto motorizado, que no
entanto provou que la por ser diferente não quer dizer que sejamos piores que a
concorrência, muito pelo contrário.
Helder Teixeira, no Vicio dos Carros







Sem comentários:
Enviar um comentário