Hoje nas lendas do padock vamos falar da fórmula 1, sim porque
nos padocks não circulam só carros de turismo. Este formula 1 de que vos vou falar é um modelo único, no
que a fórmula 1 diz respeito. Este modelo em particular é de tal forma lendário
que teve inclusive a sua silhueta caricaturada numa serie de desenhos animados,
as wacky races, falo-vos do único modelo da formula 1 com seis rodas, e não, não
estou a falar de um camião, estou a falar do Tyrell P34.
O Tyrrell P34 (Project 34), também conhecido como o
"seis rodas", era um Fórmula Um projetado por Derek Gardner,
designer-chefe da Tyrrell. O carro usava quatro rodas frontais especialmente
fabricados de 10 polegadas de diâmetro, com duas rodas de tamanho normal na
parte de trás. O projeto de seis rodas reduziu o arrasto que teria sido causado
por duas rodas dianteiras maiores, aumentou a área de contato total dos pneus
dianteiros e criou uma superfície de travagem maior para os discos de travão frontais,
4 em vez dos usuais 2.
Correu pela primeira vez no GP da Espanha, em 1976, e provou
ser muito competitivo. Tanto Jody Scheckter e Patrick Depailler foram capazes
de produzir resultados sólidos com o carro, mas enquanto Depailler elogiou o
carro continuamente, Scheckter percebeu que seria apenas temporariamente
competitivo. Os pneus Goodyear especiais não estavam a ser desenvolvidos o suficiente.
O momento de ouro do P34 veio no GP da Suécia. Scheckter e Depailler terminaram
em primeiro e segundo, e até à data Scheckter é o único piloto a vencer uma
corrida em um carro de seis rodas.
Para 1977, Scheckter foi substituído pelo sueco Ronnie
Peterson, e o P34 foi redesenhado em torno aerodinâmica mais limpa. O P34B era
mais largo e mais pesado do que antes, e, apesar de Peterson ter conseguido
alguns resultados promissores para o P34B, tal como Depailler, ficou claro que
o carro não era tão bom como o anterior, principalmente devido a uma falha do
fabricante dos pneus para desenvolver adequadamente os pequenos pneus
dianteiros.
O peso adicional do
sistema de suspensão dianteira também é citada como uma razão para terminar o
projeto. Tyrrell ainda tentou uma "ampla faixa" P34B para melhorar a
sua manipulação, mas isso colocar as rodas dianteiras para fora atrás das
carenagens nariz e reduziu os ganhos aerodinâmicos de ter quatro rodas
dianteiras pequenas. Assim, o P34 foi abandonado para 1978.
Mais recentemente, o P34 tem sido uma visão popular em
eventos de corrida históricos, provando uma vez mais competitivo. Em 1999 e
2000, o P34 ressuscitado competiu em uma série de circuitos britânicos e
europeus na série FIA Thoroughbred Grand Prix. Conduzido por Martin Stretton, o
carro ganhou a série TGP em 2000, com o carro irmão a repetir esse sucesso em
2008 nas mãos de Mauro Pane. Stretton também alcançou inúmeras pole positions e
vitorias no Grande Premio do Mónaco Histórico, o que prova a capacidade
competitiva deste inusitado Tyrrell.
Uma verdadeira lenda, único no desporto motorizado, que no
entanto provou que la por ser diferente não quer dizer que sejamos piores que a
concorrência, muito pelo contrário.
Helder Teixeira, no Vicio dos Carros
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