Vamos começar a semana a falar de uma
marca extinta do mercado automóvel. Vamos falar de um modelo que tem no seu
nome um estilo de dança muito apreciado por terras de Vera Cruz, falo-vos do Talbot
samba.
Esta marca com imensa história na competição
já teve associada a marcas de renome tais como Chrysler e Peugeot, este modelo
especificamente teve como base o Peugeot 104, mas mesmo só na sua base pois na
minha opinião tem muito mais pinta, especialmente na sua versão cabrio.
Este citadino foi na sua altura, um
concorrente interessante no sector que teve como fator diferenciador a sua versão
cabrio, foi durante alguns anos o único citadino a disponibilizar esta opção, foi
também um dos mais económicos do seu segmento, aliando assim ao fator coolness
a economia.
Em 1979, a PSA decidiu que seu novo pequeno Talbot teria
como base o Peugeot 104, em vez do Talbot Horizon. Tal como acontece com os
Talbot anteriores e modelos Chrysler Europa, o styling foi da responsabilidade
do centro de design britânico em
Whitley, Coventry. Os estilistas foram limitados pela necessidade de manter toda
a estrutura do corpo do 104.
O projeto resultante foi bastante diferente e mais moderno,
mais contemporâneo do que o seu progenitor. Só o capô e mala foram
compartilhadas, foi lhe dada também uma frente distinta, bem ao estilo da
Talbot. A produção do novo carro começou em outubro de 1981, e foi lançado
oficialmente como Talbot Samba em dezembro.
A linha de motores inclui
três versões do motor de quatro cilindros do grupo PSA, que o Samba
compartilhava com seus irmãos Peugeot e Citroen, juntamente com três níveis de
acabamento. O LS de base veio com o XV 954cc, a GL com a 1124cc e o topo de gama,
o GLS, com o maior 1.360cc. O GL foi classificado como " carro mais
econômico da Europa ", de acordo com os números oficiais da CEE sobre o consumo
de combustível, melhorando o anteriormente triunfante Renault 5. Num esforço
para o veículo se destacar no mercado, que incluíram seus próprios derivados, a
Peugeot acrescentou uma mais glamourosa versão de duas portas cabrio ao
hatchback de três portas. Projetado e construído pela Pininfarina, que tinha
construção de todos o cabrio Peugeot´s desde os anos 1960 , veio apenas com o
motor de 1360cc. Duas versões de motores foram oferecidos, 72 ou 80 cv, o
último foi abandonada depois de 1984, Pininfarina construiu 13.062 Samba cabrio.
Estes números mostram claramente o apreço que todos tinham
pelo samba cabrio, era deveras um carro divertido e com 80cv, e peso de pluma
era sem dúvida muito divertido de conduzir.
Já no que toca ao
aftermarket foram diversos os body-kit´s
disponíveis, na minha opinião os mais impressionantes foram os que o fizeram
ficar mais largo, muito ao estilo dos anos 80. Este body-kit fazia com que este pequeno utilitário toma-se proporções dignas
de registo, uma delícia para os entusiastas.
Já no que toca a competição este modelito, teve também a sua
versão de rally. Equipado com a versã com1219cc,do grupo PSA, entregando 90 cv,
foi produzida para homologar o modelo Grupo B de rally, oficialmente chamado
depeugeot talbot samba sport precedeu ao Peugeot 205 T16 , com 1285 cc , e
130cv, pouquinho para um 1300, não acham?
Agora a serio este é daqueles modelos que eu sinceramente acho
que marcaram a sua geração pala pinta e pelo simples prazer de conduzir um
carro diferente, e isso fez dele um carro icónico para quem é da minha geração,
a geração de 80…
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