segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Ícones dos nosso tempos-Talbot Samba

Vamos começar a semana a falar de uma marca extinta do mercado automóvel. Vamos falar de um modelo que tem no seu nome um estilo de dança muito apreciado por terras de Vera Cruz, falo-vos do Talbot samba.
Esta marca com imensa história na competição já teve associada a marcas de renome tais como Chrysler e Peugeot, este modelo especificamente teve como base o Peugeot 104, mas mesmo só na sua base pois na minha opinião tem muito mais pinta, especialmente na sua versão cabrio.
Este citadino foi na sua altura, um concorrente interessante no sector que teve como fator diferenciador a sua versão cabrio, foi durante alguns anos o único citadino a disponibilizar esta opção, foi também um dos mais económicos do seu segmento, aliando assim ao fator coolness a economia.
Em 1979, a PSA decidiu que seu novo pequeno Talbot teria como base o Peugeot 104, em vez do Talbot Horizon. Tal como acontece com os Talbot anteriores e modelos Chrysler Europa, o styling foi da responsabilidade do centro de design britânico em Whitley, Coventry. Os estilistas foram limitados pela necessidade de manter toda a estrutura do corpo do 104.
O projeto resultante foi bastante diferente e mais moderno, mais contemporâneo do que o seu progenitor. Só o capô e mala foram compartilhadas, foi lhe dada também uma frente distinta, bem ao estilo da Talbot. A produção do novo carro começou em outubro de 1981, e foi lançado oficialmente como Talbot Samba em dezembro.
 A linha de motores inclui três versões do motor de quatro cilindros do grupo PSA, que o Samba compartilhava com seus irmãos Peugeot e Citroen, juntamente com três níveis de acabamento. O LS de base veio com o XV 954cc, a GL com a 1124cc e o topo de gama, o GLS, com o maior 1.360cc. O GL foi classificado como " carro mais econômico da Europa ", de acordo com os números oficiais da CEE sobre o consumo de combustível, melhorando o anteriormente triunfante Renault 5. Num esforço para o veículo se destacar no mercado, que incluíram seus próprios derivados, a Peugeot acrescentou uma mais glamourosa versão de duas portas cabrio ao hatchback de três portas. Projetado e construído pela Pininfarina, que tinha construção de todos o cabrio Peugeot´s desde os anos 1960 , veio apenas com o motor de 1360cc. Duas versões de motores foram oferecidos, 72 ou 80 cv, o último foi abandonada depois de 1984, Pininfarina construiu 13.062 Samba cabrio.
Estes números mostram claramente o apreço que todos tinham pelo samba cabrio, era deveras um carro divertido e com 80cv, e peso de pluma era sem dúvida muito divertido de conduzir.
Já no que toca ao aftermarket foram diversos os body-kit´s disponíveis, na minha opinião os mais impressionantes foram os que o fizeram ficar mais largo, muito ao estilo dos anos 80. Este body-kit fazia com que este pequeno utilitário toma-se proporções dignas de registo, uma delícia para os entusiastas.
Já no que toca a competição este modelito, teve também a sua versão de rally. Equipado com a versã com1219cc,do grupo PSA, entregando 90 cv, foi produzida para homologar o modelo Grupo B de rally, oficialmente chamado depeugeot talbot samba sport precedeu ao Peugeot 205 T16 , com 1285 cc , e 130cv, pouquinho para um 1300, não acham?

Agora a serio este é daqueles modelos que eu sinceramente acho que marcaram a sua geração pala pinta e pelo simples prazer de conduzir um carro diferente, e isso fez dele um carro icónico para quem é da minha geração, a geração de 80…























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