Vamos começar a semana a falar de uma
marca extinta do mercado automóvel. Vamos falar de um modelo que tem no seu
nome um estilo de dança muito apreciado por terras de Vera Cruz, falo-vos do Talbot
samba.

Este citadino foi na sua altura, um
concorrente interessante no sector que teve como fator diferenciador a sua versão
cabrio, foi durante alguns anos o único citadino a disponibilizar esta opção, foi
também um dos mais económicos do seu segmento, aliando assim ao fator coolness
a economia.
Em 1979, a PSA decidiu que seu novo pequeno Talbot teria
como base o Peugeot 104, em vez do Talbot Horizon. Tal como acontece com os
Talbot anteriores e modelos Chrysler Europa, o styling foi da responsabilidade
do centro de design britânico em
Whitley, Coventry. Os estilistas foram limitados pela necessidade de manter toda
a estrutura do corpo do 104.

A linha de motores inclui
três versões do motor de quatro cilindros do grupo PSA, que o Samba
compartilhava com seus irmãos Peugeot e Citroen, juntamente com três níveis de
acabamento. O LS de base veio com o XV 954cc, a GL com a 1124cc e o topo de gama,
o GLS, com o maior 1.360cc. O GL foi classificado como " carro mais
econômico da Europa ", de acordo com os números oficiais da CEE sobre o consumo
de combustível, melhorando o anteriormente triunfante Renault 5. Num esforço
para o veículo se destacar no mercado, que incluíram seus próprios derivados, a
Peugeot acrescentou uma mais glamourosa versão de duas portas cabrio ao
hatchback de três portas. Projetado e construído pela Pininfarina, que tinha
construção de todos o cabrio Peugeot´s desde os anos 1960 , veio apenas com o
motor de 1360cc. Duas versões de motores foram oferecidos, 72 ou 80 cv, o
último foi abandonada depois de 1984, Pininfarina construiu 13.062 Samba cabrio.
Estes números mostram claramente o apreço que todos tinham
pelo samba cabrio, era deveras um carro divertido e com 80cv, e peso de pluma
era sem dúvida muito divertido de conduzir.
Já no que toca ao
aftermarket foram diversos os body-kit´s
disponíveis, na minha opinião os mais impressionantes foram os que o fizeram
ficar mais largo, muito ao estilo dos anos 80. Este body-kit fazia com que este pequeno utilitário toma-se proporções dignas
de registo, uma delícia para os entusiastas.













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