Hoje no vício dos carros vamos dar início a uma nova rubrica
onde vamos falar dos senhores por trás dos nossos objetos de desejo. Vamos falar
de estilo, muito estilo. Vamos conhecer os criadores de sonhos, os seus projetos,
e os modelos mais emblemáticos criados por eles. Para começar vamos falar de um
senhor que deu origem a casa de design
que criou alguns dos modelos, que eu pessoalmente mais aprecio. Vamos falar de
Ugo Zagato, e da Zagato.

Comecemos pelo homem que deu o nome a esta instituição no
que toca ao
design, Ugo Zagato nasceu
em junho de 1890. Sua carreira profissional levou-a ate indústria aeronáutica o
que mais tarde se revelou uma grande influência sobre o seu
design, em 1919 Ugo Zagato abriu a sua empresa,
localizada em Milão. Especializou-se na construção metálica leve onde aplicou
muito das técnicas que foi aprendendo durante o trabalho na indústria
aeronáutica. A empresa cresceu rapidamente, e com ela cresceu também a
reputação para a criação de automóveis aerodinâmicos, leves, desportivos e competitivos.

Desde o seu início a casa Zagato foi sempre extremamente
requisitada para a criação de projetos sobre automóveis de todas as marcas,
Alfa Romeo, Lancia, Fiat, Bugatti, Ferrari, Lamborghini, Rolls Royce, e praticamente
todas asa marcas que possam imaginar a Zagato em alguma altura produziu um
modelo especial, pelo que seria impossível abordar todos os modelos criados por
esta casa num só post.


Ate finais dos anos 50 a Zagato estava mais focada na competição,
e na criação de pequenas series de carros para competições como a mille miglia,
aos campeonatos de Gt onde brilhou com as suas carrocerias durante varias décadas.
Ate que por volta dos anos 60 houve uma viragem na orientação da empresa dando
mais importância a carros de produção limitada com bases maioritariamente
italianas. Em 1960 Ugo Zagato foi galardoado com o prémio de
design Compasso d'Oro para o design do
Fiat Abarth 1000 Zagato. No âmbito da parceria com a Alfa Romeo, nasceram o
Giulia SZ, a TZ, TZ2, 2600 SZ, o 1750 4R e o Zagato Júnior. Em parceria com a
Lancia, Zagato continuou a série "Sport" com o Lancia Appia sport, o
Flaminia, Flavia sport e Supersport e o Fulvia Sport e Spider., para além disso,
havia alguns para clientes especiais como Osca, Lamborghini, Bristol, Rover,
Honda e Fiat.

Um novo Ferrari Zagato, chamado 3Z, nasceu em 1971, graças a
uma ideia de
Luigi Chinetti da
Ferrari NART (north american racing team) que financiou este angular spider.
Foi introduzido em 1971 Salão Automóvel de Turim e marcou a saída definitiva dos
antigos conceitos de formas voluptuosas para abraçar definitivamente os volumes
quadrados de Lancia Fulvia Sport and Alfa Romeo Júnior Z. Três anos mais tarde
Chinetti contacata a Zagato uma segunda vez para carro para ele. Baseado num um
chassis 330 GTC, que teria sido um coupé com top removível, Este modelo foi
chamado de
330 Convertible Zagato. A
característica mais original é o tejadilho que pode ser desengatado e
armazenado na mala. De Chinetti se veio outro pedido especial. Por esse tempo,
ele iniciou um novo projeto para um quatro lugares diferentes, conceito com
motor central que se tornou o Cadillac NART de 1970. Este magnífico exemplar de
sexyness dos 70´s deve ter sido o mais luxuoso, sofisticado,4 lugares da altura.
O motor do Cadillac Eldorado foi modificado um layout de motor central. Zagato
foi convidado a construir o protótipo a partir dos desenhos e um modelo de
argila que foi feito nos estúdios da GM. Após a sua conclusão, foi apresentado
no Salão Automóvel de Turim 1971juntamente com um Fiat, com base no 132, chamado
áster, e o Volvo GTZ.


Nos anos 80 a procura de spiders e coupes exclusivos levou à
criação de edições limitadas, numeradas. O Aston Martin Vantage e Volante
Zagato foram a mais alta expressão da conjuntura económica e comercial. Além
disso, o fabricante Milanês fez as carrocerias dos Maserati Spyder e Karif.



Este foi para mim o ultimo grande modelo da Zagato para o
grande pulico, depois dos Alfa Romeo SZ e RZ a Zagato fechou-se mais sobre o
design e a criação de
concept cars. Podemos ver claramente no protótipo
produzido para a Ferrari com base no 348, elementos mais tarde utilizados no
355 ou mesmo no Enzo. Mas este caminho levou a uma cada vez menor produção de
modelos de grande consumo o que e uma pena. Espero que gostem desta nova
cronica e apreciem as fotos das criações desta casa com muita história a
desenhar sonhos.
Helder Teixeira, no Vicio dos Carros
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