quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Criadores de sonhos-Zagato

Hoje no vício dos carros vamos dar início a uma nova rubrica onde vamos falar dos senhores por trás dos nossos objetos de desejo. Vamos falar de estilo, muito estilo. Vamos conhecer os criadores de sonhos, os seus projetos, e os modelos mais emblemáticos criados por eles. Para começar vamos falar de um senhor que deu origem a casa de design que criou alguns dos modelos, que eu pessoalmente mais aprecio. Vamos falar de Ugo Zagato, e da Zagato.
Comecemos pelo homem que deu o nome a esta instituição no que toca ao design, Ugo Zagato nasceu em junho de 1890. Sua carreira profissional levou-a ate indústria aeronáutica o que mais tarde se revelou uma grande influência sobre o seu design, em 1919 Ugo Zagato abriu a sua empresa, localizada em Milão. Especializou-se na construção metálica leve onde aplicou muito das técnicas que foi aprendendo durante o trabalho na indústria aeronáutica. A empresa cresceu rapidamente, e com ela cresceu também a reputação para a criação de automóveis aerodinâmicos, leves, desportivos e competitivos.












Desde o seu início a casa Zagato foi sempre extremamente requisitada para a criação de projetos sobre automóveis de todas as marcas, Alfa Romeo, Lancia, Fiat, Bugatti, Ferrari, Lamborghini, Rolls Royce, e praticamente todas asa marcas que possam imaginar a Zagato em alguma altura produziu um modelo especial, pelo que seria impossível abordar todos os modelos criados por esta casa num só post.
Ate finais dos anos 50 a Zagato estava mais focada na competição, e na criação de pequenas series de carros para competições como a mille miglia, aos campeonatos de Gt onde brilhou com as suas carrocerias durante varias décadas. Ate que por volta dos anos 60 houve uma viragem na orientação da empresa dando mais importância a carros de produção limitada com bases maioritariamente italianas. Em 1960 Ugo Zagato foi galardoado com o prémio de design Compasso d'Oro para o design do Fiat Abarth 1000 Zagato. No âmbito da parceria com a Alfa Romeo, nasceram o Giulia SZ, a TZ, TZ2, 2600 SZ, o 1750 4R e o Zagato Júnior. Em parceria com a Lancia, Zagato continuou a série "Sport" com o Lancia Appia sport, o Flaminia, Flavia sport e Supersport e o Fulvia Sport e Spider., para além disso, havia alguns para clientes especiais como Osca, Lamborghini, Bristol, Rover, Honda e Fiat.
Um novo Ferrari Zagato, chamado 3Z, nasceu em 1971, graças a uma ideia de Luigi Chinetti da Ferrari NART (north american racing team) que financiou este angular spider. Foi introduzido em 1971 Salão Automóvel de Turim e marcou a saída definitiva dos antigos conceitos de formas voluptuosas para abraçar definitivamente os volumes quadrados de Lancia Fulvia Sport and Alfa Romeo Júnior Z. Três anos mais tarde Chinetti contacata a Zagato uma segunda vez para carro para ele. Baseado num um chassis 330 GTC, que teria sido um coupé com top removível, Este modelo foi chamado de 330 Convertible Zagato. A característica mais original é o tejadilho que pode ser desengatado e armazenado na mala. De Chinetti se veio outro pedido especial. Por esse tempo, ele iniciou um novo projeto para um quatro lugares diferentes, conceito com motor central que se tornou o Cadillac NART de 1970. Este magnífico exemplar de sexyness dos 70´s deve ter sido o mais luxuoso, sofisticado,4 lugares da altura. O motor do Cadillac Eldorado foi modificado um layout de motor central. Zagato foi convidado a construir o protótipo a partir dos desenhos e um modelo de argila que foi feito nos estúdios da GM. Após a sua conclusão, foi apresentado no Salão Automóvel de Turim 1971juntamente com um Fiat, com base no 132, chamado áster, e o Volvo GTZ.

 Nos anos 80 a procura de spiders e coupes exclusivos levou à criação de edições limitadas, numeradas. O Aston Martin Vantage e Volante Zagato foram a mais alta expressão da conjuntura económica e comercial. Além disso, o fabricante Milanês fez as carrocerias dos Maserati Spyder e Karif.
Nesta mesma altura para a Alfa Romeo produziu um carro que certamente irei mais tarde abordar nos ícones com mais pormenor, o SZ (1989) e roadster chamado RZ (1992) foram montadas para a Alfa Romeo. Era um coupé experimental que revisitava a lendária imagem deportiva  da Alfa Romeo, uma verdadeira besta de tração traseira Alfa Romeo, um símbolo de pedigree desportivo, hostil a qualquer compromisso revisitado. O seu design remete à filosofia dos coupés extremos que distinguem o histórico relacionamento Alfa-Zagato, o 1900 SSZ 1954, o Giulietta SZ 1960, o Alfa Giulia TZ e TZ2 e 2600 SZ 1965, Junior Z e Alfa Z6.
Este foi para mim o ultimo grande modelo da Zagato para o grande pulico, depois dos Alfa Romeo SZ e RZ a Zagato fechou-se mais sobre o design e a criação de concept cars. Podemos ver claramente no protótipo produzido para a Ferrari com base no 348, elementos mais tarde utilizados no 355 ou mesmo no Enzo. Mas este caminho levou a uma cada vez menor produção de modelos de grande consumo o que e uma pena. Espero que gostem desta nova cronica e apreciem as fotos das criações desta casa com muita história a desenhar sonhos.

Helder Teixeira, no Vicio dos Carros



















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