Hoje no vício dos carros vamos dar início a uma nova rubrica
onde vamos falar dos senhores por trás dos nossos objetos de desejo. Vamos falar
de estilo, muito estilo. Vamos conhecer os criadores de sonhos, os seus projetos,
e os modelos mais emblemáticos criados por eles. Para começar vamos falar de um
senhor que deu origem a casa de design
que criou alguns dos modelos, que eu pessoalmente mais aprecio. Vamos falar de
Ugo Zagato, e da Zagato.
Comecemos pelo homem que deu o nome a esta instituição no
que toca ao design, Ugo Zagato nasceu
em junho de 1890. Sua carreira profissional levou-a ate indústria aeronáutica o
que mais tarde se revelou uma grande influência sobre o seu design, em 1919 Ugo Zagato abriu a sua empresa,
localizada em Milão. Especializou-se na construção metálica leve onde aplicou
muito das técnicas que foi aprendendo durante o trabalho na indústria
aeronáutica. A empresa cresceu rapidamente, e com ela cresceu também a
reputação para a criação de automóveis aerodinâmicos, leves, desportivos e competitivos.
Desde o seu início a casa Zagato foi sempre extremamente requisitada para a criação de projetos sobre automóveis de todas as marcas, Alfa Romeo, Lancia, Fiat, Bugatti, Ferrari, Lamborghini, Rolls Royce, e praticamente todas asa marcas que possam imaginar a Zagato em alguma altura produziu um modelo especial, pelo que seria impossível abordar todos os modelos criados por esta casa num só post.
Ate finais dos anos 50 a Zagato estava mais focada na competição,
e na criação de pequenas series de carros para competições como a mille miglia,
aos campeonatos de Gt onde brilhou com as suas carrocerias durante varias décadas.
Ate que por volta dos anos 60 houve uma viragem na orientação da empresa dando
mais importância a carros de produção limitada com bases maioritariamente
italianas. Em 1960 Ugo Zagato foi galardoado com o prémio de design Compasso d'Oro para o design do
Fiat Abarth 1000 Zagato. No âmbito da parceria com a Alfa Romeo, nasceram o
Giulia SZ, a TZ, TZ2, 2600 SZ, o 1750 4R e o Zagato Júnior. Em parceria com a
Lancia, Zagato continuou a série "Sport" com o Lancia Appia sport, o
Flaminia, Flavia sport e Supersport e o Fulvia Sport e Spider., para além disso,
havia alguns para clientes especiais como Osca, Lamborghini, Bristol, Rover,
Honda e Fiat.
Nesta mesma altura para a Alfa Romeo produziu um carro que
certamente irei mais tarde abordar nos ícones com mais pormenor, o SZ (1989) e
roadster chamado RZ (1992) foram montadas para a Alfa Romeo. Era um coupé
experimental que revisitava a lendária imagem deportiva da Alfa Romeo, uma verdadeira besta de tração
traseira Alfa Romeo, um símbolo de pedigree desportivo, hostil a qualquer
compromisso revisitado. O seu design remete à filosofia dos coupés extremos que
distinguem o histórico relacionamento Alfa-Zagato, o 1900 SSZ 1954, o Giulietta
SZ 1960, o Alfa Giulia TZ e TZ2 e 2600 SZ 1965, Junior Z e Alfa Z6.
Este foi para mim o ultimo grande modelo da Zagato para o
grande pulico, depois dos Alfa Romeo SZ e RZ a Zagato fechou-se mais sobre o design e a criação de concept cars. Podemos ver claramente no protótipo
produzido para a Ferrari com base no 348, elementos mais tarde utilizados no
355 ou mesmo no Enzo. Mas este caminho levou a uma cada vez menor produção de
modelos de grande consumo o que e uma pena. Espero que gostem desta nova
cronica e apreciem as fotos das criações desta casa com muita história a
desenhar sonhos.
Helder Teixeira, no Vicio dos Carros
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