Hoje nas lendas do padock, vamos falar novamente da TWR, uma
das mais famosas, casas de preparação de carros de competição do reino unido. Vamos
falar sobre um carro que foi perseguido por uma reputação de má qualidade de
construção, nada incomum na produção industrial de 1970 na Grã-Bretanha. O
"Aston Martin dos pobres" foi a alcunha usada por muitos para
descrever este carro da Rover, falo-vos do Rover SD1 Vitesse da TWR.
Como carro de turismo o Vitesse venceu o BTCC nas mãos de
Andy Rouse, em 1984, e chegou perto de ganhar a ETCC nos anos seguintes, mas a
história do carro é complexo e enlameado, bem como toda a indústria automóvel
britânica do final de 1970.
O desenvolvimento deste modelo, profundamente inspirado no Ferrari
Daytona, foi entregue a uns senhores que já tinham feito maravilhas com os Jag
V12 da britsh leyland, onde na década
de 70 estava também inserida a Rover. Para este modelo de corrida foi escolhida
a versão 3500 equipado com um motor Buick, um v8 com 190 cv para os comuns
mortais, mas que na sua versão de competição atingiu números muito interessantes
de potência, concretamente 307cv@7200rpm, em 1986, o ultimo ano de competição,
este motor atingiu os 340cv.
No final da temporada a Rover, ao lado da Volvo, retirou-se,
o que significa que muito parecido com o seu homólogo de estrada, o Vitesse
chegou perigosamente perto de ser um sucesso retumbante na pista, mas as
circunstâncias (na forma da regulamentação em vez de conflitos laborais)
dificultou o carro e impediu-o de atingir o seu verdadeiro nível. Ou será que não
foi só isso…
Na minha opinião é um carro brilhante que só não foi mais
longe por que não o deixaram ir, caso contrário teria sido um daqueles carros
que todos nos recordaríamos com saudade. Eu pessoalmente adoro este modelo
primeiro porque me lembra o daytona e depois porque é uma máquina com um poderoso
v8 proveniente do outro lado do charco, que produz uma sonoridade magnífica.
Helder Teixeira, no Vicio dos Carros
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