Hoje no vicio fala-se de estilo, e hoje vamos falar de um criador de carrocerias que era respeitadíssimo pelo grande Enzo Ferrari. de tal forma respeitado que o grande mestre lhe entregou a criação de alguns grandes modelos da Ferrari, que hoje em dia valem milhões. Um construtor que fazia todos os paineis das suas carrocerias manualmente, como os verdadeiros artesãos. Falo-vos do mestre, do grande, do inimitável, do genial construtor de sonhos, falo de Sergio Scaglietti.
Sergio Scaglietti fundou a Carrozzeria Scaglietti, juntamente com o seu irmão e um ex-colega, em 1951, em Maranello, na Itália, com 17 anos. A oficina estava perto da fábrica da Ferrari, e o mestre Enzo Ferrari foi um fã do trabalho desde o inicio da sua empresa. Sergio foi encarregado de projetar e criar carrocerias para Ferrari, praticamente desde o inicio da sua empresa.
No final dos anos 1950, com Enzo Ferrari como o intermediário Sergio expandiu muito a sua empresa, e começou a construir inúmeros Ferraris de produção para projetos da PininFarina.
os Corpos de Scaglietti foram sempre muito leves e aerodinâmicos e, portanto, a Carrozzeria Scaglietti tornou-se a marca de eleição para o programa de corridas da Ferrari.
Scaglietti foi sempre conduzindo os seus projetados pelos olhos, deixando o seu próprio bom gosto, a compreensão da aerodinâmica, estilo e função a ditar os seus projetos. Ele simplesmente moldava o corpo diretamente sobre o chassis sem fazer desenhos com antecedência. Painel a painel cada corpo 'cresceu' sobre os chassis.
Scaglietti é reconhecido pelo "encosto de cabeça" que pode ser visto inúmeros Ferraris de corrida dos anos 1950 e 1960, um projeto em desprezado por Enzo mas defendido pelo filho de Enzo, Dino.
Além dos corpos de muitos Ferraris e dos variadíssimos projetos de design para a casa Pininfarina, Scaglietti também construiu algumas carrocerias para clientes individuais sobre os chassis da Ferrari , Corvette e Alfa Romeo por exemplo.
Este é o meu tributo a um dos mais influentes criadores de Ferraris de sonho de sempre, o mestre Scaglietti
Helder Teixeira, no Vicio dos Carros
Sem comentários:
Enviar um comentário