quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Icones dos nossos tempos-Opel Manta A

Falar de desportivos clássicos da época de 70/80 sem mencionar alguns modelos Opel e quase um sacrilégio, relembro o Ascona, os Kadett, o Monza, entre outros.
Dito isto vamos então falar do modelo que, no meu caso, foi o responsável pela meu vicio em carros o Opel manta A.







 O meu pai teve um, foi sem sombra de dúvida o modelo que mais influenciou aquilo a que hoje chamo o meu vício dos carros. A quantidade de memórias que guardo, daquele carro, desde os comentários dos meus colegas que me perguntavam que carro era aquele, ate aos inúmeros passeios no banco de trás a apreciar como se conduzia.

Vamos a coisas serias, este carro e na minha opinião o carro com mais pinta que os alimões já alguma vez fizeram, aquela frente, as linhas a fluírem para a traseira finalizada com os faróis do Ut, e sem duvida alguma um hino a estética dos coupés dos anos 70.
Era conhecido por ser um dos melhores carros em termos de agilidade e performance da sua classe e comprovado pelo grande palmarés que detém quer na europa, quer do outro lado do charco nos states, aliás foi um dos poucos modelos, se não o único a ser vendido nos states com a insígnia Opel, oque só por si dira alguma coisa em relação a este modelo.
O soco nas costas era entregue pelos portentosos motores da serie CIH com 1.6 e 1.9 de cilindrada, e com 75cv na versão 1.6s, 90cv na versão 1.9s e 105 na versões sr.
Existiram também algumas versões especiais, nomeadamente o Turbomanta e o bruto o te2800. O Turbomanta é o mais raro dos dois
O Turbomanta é realmente um motor de 1.9 litros especificação "S", originalmente com uns modestos 90 cv, em que a empresa britânica Broadspeed surgiu com uma solução engenhosa usou uma combinação de um turbocompressor Holset 3LDG, e um carburador montado dentro de uma câmara de pressão, resultado foi um motor de 1.9 litros nada asmático com uns saudáveis 156 cv, o mais impressionante foi a aceleração. 0-60mph em apenas 7,6 segundos mais rápido do que muitos novos, poucos resistiram ate os dias de hoje.










O TE2800 era um projeto totalmente diferente, desenvolvido pela empresa belga TRANSEUROP Engenharia, foi adotado um motor do tipo CIH 2.8 litros mas encontraram demasiados problemas com as soluções mecânicas e voltaram-se a procura de soluções para Opel sem grande sucesso. Portanto a transeurope virou-se para onde para o segmento aftermarket da época mais concretamente para a Steinmetz e fizeram um brutamontes com muito poder que nas versões de rally chegava a atingir os 230cv com carburadores triplos.



Deixo-vos com esta história sobre um ícone do qual guardo grandes recordações infância, e que espero vir a poder ter um meu...





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