Falar de desportivos clássicos da época de 70/80 sem
mencionar alguns modelos Opel e quase um sacrilégio, relembro o Ascona, os
Kadett, o Monza, entre outros.
Dito isto vamos então falar do modelo que, no meu caso, foi
o responsável pela meu vicio em carros o Opel manta A.
Vamos a coisas serias, este carro e na minha opinião o carro
com mais pinta que os alimões já alguma vez fizeram, aquela frente, as linhas a
fluírem para a traseira finalizada com os faróis do Ut, e sem duvida alguma um
hino a estética dos coupés dos anos
70.
Era conhecido por ser um dos melhores carros em termos de
agilidade e performance da sua classe e comprovado pelo grande palmarés que detém
quer na europa, quer do outro lado do charco nos states, aliás foi um dos poucos
modelos, se não o único a ser vendido nos states com a insígnia Opel, oque só
por si dira alguma coisa em relação a este modelo.
Existiram também algumas versões especiais, nomeadamente o Turbomanta
e o bruto o te2800. O Turbomanta é o mais raro dos dois
O TE2800 era um projeto totalmente diferente, desenvolvido
pela empresa belga TRANSEUROP Engenharia, foi adotado um motor do tipo CIH 2.8
litros mas encontraram demasiados problemas com as soluções mecânicas e
voltaram-se a procura de soluções para Opel sem grande sucesso. Portanto a
transeurope virou-se para onde para o segmento aftermarket da época mais
concretamente para a Steinmetz e fizeram um brutamontes com muito poder que nas
versões de rally chegava a atingir os 230cv com carburadores triplos.



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