British leyland, alguém se lembra desta
marca???
Eu
pessoalmente a primeira coisa que me vem a cabeça e os autocarros de dois
andares que povoaram as ruas do porto e não só.
No entanto se falarmos de Trimph, uma
das marcas produzidas pela Bl a história e outra, modelos como o spitfire, e a linhagem dos tr salta logo do fundo da nossa memória.
No entanto a Trimph tem um outro modelo pelo qual eu nutro muito respeito, o dolomite sprint.
Se pudesse definir o dolly sprint numa palavra, a palavra da
ordem seria hooligan. Tem aquele aspeto
de quem entra num bar bebe ate cair, não paga e não tem medo de ninguém. Tem
aquele toque bruto, rude, sem etiquetas socias, um hooligan… mas no bom sentido.
Um simples relance para a frente deste
carro faz-me querer entrar e dar gaz numa qualquer estrada secundária e sentir
a traseira a fugir. E se olharmos para a sua história vemos que muitos
entusiastas da altura, e das gerações seguinte quando procuram um racer inglês diferente escolhem o dolly, como carro para conduzir ao fim de
semana e disfrutar da estrada.
Sim porque este carro pede estrada,
ouçam bem este motor a cantar, transparece emoção, parece-me daqueles carros
que deveriam deixar algumas saudades a quem se desfez deles. A equipe de engenheiros
liderada por Spen king, vez com que fosse difícil de esquecer a performance do
motor por eles desenvolvido. Desenvolveram uma cabeça 16 válvulas, com todas as
válvulas sendo acionada através de um único eixo de comando em vez do mais
usual DOHC, o bloco de 1998cc, combinado com carburadores nada asmáticos
resultaram em 127 cv. Isso representou um aumento significativo em relação a
variante menor 1850cc, no entanto, ficou aquém da meta original de 135 cv,
O Dolomite Sprint foi para muitos
autores verdadeiramente primeiro carro multi- válvula do mundo "
verdadeiramente produzido em massa ". O desenho da cabeça do cilindro
ganhou um prêmio British Design Council em 1974. O desempenho era excelente,
com 0-60 mph a demorarem cerca de 8,4 segundos e uma velocidade máxima de 119
mph (192 km / h), nada mau para um carro dos anos 70, ainda deve fazer corar de
inveja muitos destes carros da modernidade…
Resumindo e concluindo eu quero um mas
em Portugal é um carro difícil de encontrar, mas de qualquer forma, fica a
vontade e para já as fotos...
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