quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Ícones dos nossos tempos-Renault Alpine a310

Quem tem um fraquinho por clássicos, conhece certamente o vasto historial da Renault no que toca a máquinas de velocidades insanas e causadoras de severa dependência. Do seu longo historial, todos recordamos os modelos turbo, o Clio Williams, depois temos os Gordini, e chegamos onde eu queria com toda esta conversa aos Alpine.
A Alpine era uma pequena construtora francesa que como é fácil de prever, usava motores Renault montados atras para locomover as suas criações, do seu catálogo constava um carro fantástico que todos se lembram, o a110 vencedor de inúmeras provas de rally. Com o decorre da sua história foi comprada pela Renault, e desta fusão surgiu um dos carros exóticos que eu mais aprecio do catálogo Renault Alpine a310, na sua primeira encarnação era alimentado por um motor proveniente do R17 preparado pela Gordini. Era um motor de quatro cilindros, montado na parte traseira. A potência máxima chega a 127 cv, graças ao uso de dois carburadores twin- barrel 45 Weber.

















Já na sua segunda encarnação tinha um fantástico motor v6 a gritar atras dos nossos ouvidos, juntamente com uma carroceria cheia de fashion sense francês, sem sombra de dúvida foi uma fórmula de sucesso que neste carro se revela, na minha opinião, extremamente atrativa, um verdadeiro supercarro que deixou certamente muitos queixos caídos por onde passou.
Mecanicamente usou um inovador motor v6 desenvolvido em parceria pela Renault, Peugeot e volvo, este motor ao contrário dos v6 mais comuns que usam uma disposição em v ate 60º, usava um v a 90º, tal como os v8. Em termos de potencia o a310 começou com o v6 aspirado de 150cv com vários níveis de acabamentos, na sua última versão, chegou aos 193cv graças a uns magníficos carburadores triplos weber 46 IDA entre outras modificações constantes do pack GT Boulogne.

Sem sombra de dúvida que deveria ser um carro fantástico, uma verdadeira delícia…







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