Um dos ícones da diversão sobre rodas e a 4l de Renault, e
um carro acarinhado pelos entusiastas não pela performance, ou porque e extremamente
bonito, mas sim pela diversão ao volante deste modelo e por ser uma cavalo de
batalha, o primeiro suv do povo, a serie 4 da Renault.
Foi usado para tudo desde a pequena mercearia da esquina que
a usava para fazer entregas quer na versão mais familiar para levar as pessoas
a todo lado. Não e por nada que na maior parte das provas de todo terreno
conhecidas já entrou uma quatrele,
foi extremamente popular pela sua versatilidade, o vai para todo o lado da década
de 60.
O Renault 4 (também chamado 4L ou R4), surgiu em 1961, e foi
criado para substituir o já velhito 4CV e competir com o Citroën 2CV. Tal como
exigiu o Presidente da Renault da época, Pierre Dreyfus, “Quero um automóvel
totalmente diferente, cómodo, e que sirva para todo o lado, com uma porta
traseira, que se adapte a todos os clientes do mundo que não têm muitos
recursos. Necessito um veículo que seja como as calças de ganga, versátil, para
toda a ocasião... e que não passe de moda!" E na verdade ca esta quando um
automóvel e bem pensado não passa de moda o exemplo vivo disso e este carismático
modelo da Renault. A 28 de agosto de 1961 foi apresentado à imprensa francesa e
apareceu no mercado com o Salão de Frankfurt. Pouco tempo depois, duzentos 4L's
brancos desfilaram em frente à torre Eiffel.
Foi extremamente bem-sucedido em todo mundo, sendo que foi
produzido nos 5 continentes do mundo, fábricas por todo o mundo, desde França,
Espanha, Portugal, até à Argentina, México, Austrália, etc.
Mas como toda a gente sabe eu dou valor ao factor pinta, e
este modelo pela sua versatilidade, e pura diversão encaixa que nem uma luva no
mundo dos restauros personalizados, e existem para muitos gostos desde as mais
vulgares preparações de clássicos, ate as mais extremas.
Deixo-vos algumas sugestões, sejam criativos.
Sem comentários:
Enviar um comentário