Como é habito no vicio dos carros para
abrir a semana, começamos por falar em ícones, carros que deixaram grandes
marcas no coração dos aficionados. Ora este carro não só deixou marcas como
ainda deia a julgar pela quantidade de grandes projetos que se fazem sobre ele,
sem lhe mexerem nas excelentes linhas desenhadas por um dos grandes do design
italiano. Hoje, nos ícones vamos falar da Vw em particular do Golf mk1.
Nascido para substituir o carocha no catálogo
da Vw, o golf teve desde a sua concepção um grande obstáculo pela sua frente,
que se chamava Vw carocha, que como todos sabem, foi um enorme sucesso de
vendas. Ora depois de definidas as características mecanicas que iria ter o
futuro carro, a Vw contactou com a Guigiaro para tratar do design e estes
senhores fizeram aquilo que esta a vista de todos, um carro com linhas simples,
mas que desde a saída do primeiro modelo, foi um sucesso. Ate atingir o
primeiro milhão de unidades demorou somente cerca de 2 anos, de Março de 74 até
76, ano que viu também nascer a versão mais explosiva deste modelo o Golf GTI.
Este modelo em particular tem vindo a atrair geração atras de geração de
aficionados, não sei se será pelas linhas ou pela mecanica, mas a verdade e que
este modelo da Vw é verdadeiramente eterno.
A ideia por trás era bastante simples dar a um
carro económico
um pacote de alto desempenho, tornando-o prático e desportivo, e este
conceito fez deste carro um ícone,
este carro foi a génese
dos hothatch, as variantes de desempenho que todos aprendemos a idolatrar.
Foi também um dos primeiros carros
pequenos a adotar injeção de
combustível. Este modelo especial foi
alimentado por motores 1.588 cc e 1780 cc de quatro cilindros alimentados por
uma injeção do tipo Bosch K-Jetronic, o
que lhes permitiu desenvolver uns respeitáveis 110 & 112 cv@ 6.100
rpm e 140 Nm de torque @ 5000 rpm, para um peso bruto de apenas 810 Kg. Estes fatores
permitiram ao GTI acelerar 0 aos 100 km/h em menos de 9 segundos, a velocidade
máxima era de 180 km/h. Nada mau
para um carro citadino actual, agora imaginem na década de 80, era uma máquina de respeito.
Ora este valores de prestações fizeram com que os entusiastas ficassem de olhos em bico, e começassem a pensar depressa como podiam por este excelente modelo a andar mais depressa, e todos nos conhecemos o caminho a partir desse ponto, foi uma sucessiva avalanche de preparações cada vez mais potentes, feitas com o único proposito de personalizar o carro que mudou a forma como todos olhavam para os citadinos.
Todos estes factores, a inovação, o design, a mecânica de ponta, fizeram do Golf
GTI um ícone. É um modelito
germânico que ficou na história e no coração dos aficionados como sendo
uma maquina capaz de transmitir as melhores sensações de um desportivo num carro
feito para ser económico,
uma perfeita estupidez ate o GTI aparecer e mostrar que era possível ter o melhor de dois
mundos.
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