quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Criadores de sonhos - Carroll Shelby

Hoje nos criadores de sonho vou escrever sobre um senhor que, ao contrário dos anteriores designers de que tenho falado, fez sua carreira essencialmente no mercado americano, criando ícones atras de ícones dentro do estilo do American Muscle. Noentanto este de quem vos falo fez da performance e do desempenho, a sua bandeira. As suas criações, não são extravagantes obras de estilo destinadas a Concept cars, que nunca iram andar na estrada. Os carros deste grande senhor eram feitos para andar na estrada, e andar na estrada muito depressa, a mera presença da insígnia da sua marca, faz despertar um certo frio na espinha.

Falo-vos de um senhor chamado Carroll Hall Shelby, o pai do Shelby cobra.

Carroll Shelby foi um construtor de carros, piloto e empresário americano. Era reconhecido pelo seu AC Cobra e mais tarde os carros de altas prestações baseados no Mustang da Ford conhecidos como Shelby Mustang que ele desenvolveu desde 1965.

Antes de ser um construtor de carros de sonho, este senhor foi piloto, certamente será dai a paixão pela performance. O ponto alto da sua carreira de piloto de corrida aconteceu em 1959, quando ele co-dirigiu um Aston-Martin DBR1 (com inglês Roy Salvadori) há vitória nas 24 Horas de Le Mans. Durante a corrida ele observou o desempenho de um carro Inglês de GT construído pela AC Cars. Três anos depois, o AC Bristol tornou-se a base para o AC Cobra.

Depois de se aposentar da competição em outubro de 1959 por motivos de saúde, abriu uma escola de condução de alta performance e a empresa Shelby-American.













 Em seguida obteve a licença para importar os AC Cobra, um carro bem-sucedido fabricado pela AC Motors de Inglaterra, que AC tinha projetado a pedido de Shelby, para acomodar um V8 como manda a lei nos populares AC Ace. Ora desta brilhante conjugação saiu um dos mais icónicos carros da sua carreira, o Shelby Cobra. Um corpo sedutor, misturado com um chassis em ordem e um motor capaz de arrastar um comboio, a combinação perfeita que fez dos Shelby cobra um monumento aos sentidos.
 Shelby manteve uma longa relação pom a Ford, dos vários modelos por ele criados destaco o Daytona Coupe, GT40, o Shelby GT350 baseado no Mustang e Shelby GT500. 


 Após a separação com a Ford, Shelby mudou-se para ajudar a desenvolver carros de desempenho com as divisões dos dois colossos do mercado americano a Dodge, e Oldsmobile. Da lista de modelos que foram tocados por Shelby constam o Dodge Viper RT10, o Charger dos anos 80, o Dodge omni, Dakota, e Shadow. Tendo mesmo existido algumas versões mais exclusivas vendidas pela shelby.










Existe ainda um outro modelo de relevo o Series 1.
O Shelby Series 1 é o único carro produzido pela Shelby a partir de uma folha de papel, e construído a partir do zero. Todos os Shelbys são modelos produzidos por outros fabricantes e depois levam o tratamento Shelby, ou seja são modificados pela Shelby, este não, esta era verdadeiramente Shelby. Um puro-sangue desenhado e construído pela Shelby.
 O Série 1 foi produzido em duas versões do motor v8 4.0 da Oldsmobile, stock e Supercharged. Aos Supercharged também foram equipados de fábrica com travões maiores e uma embreagem mais resistente para lidar com a potência do motor.
O desempenho é próximo categoria "supercarro" com um 0 a 120 km/h em 4,1 segundo tempo para a versão supercharged.

Em suma pelas mas deste homem passaram grande parte dos carros com que eu, e muitos como eu, desejamos e idolatramos. Este senhor foi sem dúvida um grande criador de sonhos.

Helder Teixeira, no Vicio dos Carros









Sem comentários:

Enviar um comentário